19 de outubro de 2012

Bolo de Claras com Doce de Frutos Vermelhos



Cada vez que fazemos leite creme sobram 4 claras. Costumamos congelá-las e depois fazer farófias (prometemos publicar a nossa receita), mas o stock de claras já é grande, por isso, fomos ao Livro Base Bimby e adaptámos a receita do Bolo de Claras. Convinha correr bem porque iamos jantar aos meus sogros... Houve um contratempo... que resolvemos com doce de frutos vermelhos! O resultado final Da Nossa Cozinha: um bolo baixinho, muito saboroso, daqueles que desaparece num vapt-vupt (ápice)!

A nossa versão:
Ingredientes:
4 claras (em vez de 6 da receita original (RO))
1 pitada de sal
70 g de Vaqueiro líquida (RO: a mesma quantidade mas de manteiga derretida)
100 g de açúcar (RO: 120 g)
120 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
Pusemos de parte as nozes para decorar sugeridas pela RO e usámos ainda:
1 colher de chá de essência de baunilha
Açúcar caramelizado
Doce de frutos vermelhos light do Continente

Preparação:

Ligar o forno a 180º.

Colocar a borboleta no copo (deve estar tudo bem seco) e deitar as claras e o sal e programar 4 Min/ Vel 3 (um minuto por cada clara). No final reservar.

Sem lavar o copo e sem a borboleta adicionar a margarina e o açúcar. Bater durante 2 Min / Vel 1. Verificar se tem a consistência de um creme. Em seguida, na mesma velocidade ir incorporando pelo bucal, a pouco e pouco e alternadamente, as claras e a farinha com o fermento já incorporado (uns 2 minutos no total). Parar a máquina, acrescentar a essência de baunilha e programar 15 Seg / Vel 2.

Untar bem uma forma redonda (usámos uma de silicone) com o açúcar caramelizado e deitar a mistura na forma. Levar ao forno durante 20 a 25 Min. Desenformar ainda quente.

O contratempo surgiu ao desenformar porque untámos mal o fundo da forma e uma boa parte da (mnhumi!) camada de caramelo ficou agarrada à forma. Deixámos arrefecer e cobrimos o topo do bolo com o doce de frutos vermelhos.

E já temos uma receita para as 4 claras que sobram do leite creme! Ainda bem que untámos mal a forma, só vos digo...

A Cozinheira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Obrigada por visitar-nos e pelo comentário. :)
Da Nossa Cozinha leve também um abraço!
A Cozinheira e O Cozinheiro