31 de outubro de 2012

As Melhores Farófias do Mundo




Estas são as melhores farófias que vão comer em toda a vossa vida. Cheguei até elas depois de ter-me deliciado com umas farófias no restaurante do Tróia Resort com um sabor invulgar a baunilha. Uma pesquisa levou-me até esta receita e, consequentemente a este blogue, uma surpresa muito boa – é dos melhores que conheço!

Vamos lá às farófias... Dão trabalho, na parte final, mas compensa...

Ingredientes:

6 claras (em temperatura ambiente)
4 gemas
1,5 l de leite
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
50 g de açúcar (para as claras)
100 g de açúcar
40 g de açúcar baunilhado
1 e ½ colher de sopa de amido de milho
Amêndoas laminadas q.b.
Canela em pó q.b.

Preparação:

Colocar o leite, a essência de baunilha, 100 g de açúcar e 40 g de açúcar baunilhado num tacho largo e levar ao lume até ferver. Depois baixar o lume para o mínimo.

Bater as claras até estarem em castelo pouco firme. Nesta fase adicionar 50 g de açúcar e continuar a bater até obter um merengue muito firme.

O segredo das farófias é as claras cozerem a 60º, no limiar da fervura e com o lume no mínimo (o calor excessivo torna as farófias murchas). Com uma colher grande colocar pedaços de merengue a  cozer 20 segundos de um lado, virar com um garfo e deixar cozer o outro lado 15 segundos. Quando as farófias estiverem firmes retirá-las com uma escumadeira e escorrê-las bem antes de colocá-las num pirex fundo.

No fim, coar o leite e deixá-lo ficar morno. Numa taça dissolver o amido de milho num pouco de leite e reservar.

Noutra taça mexer ligeiramente as gemas (não bater) e juntar ao leite, seguindo-se depois o amido de milho, continuando sempre a mexer. Levar ao lume até espessar, em lume brando, mexendo sempre (é esta a parte que demora mais).

Quando finalmente espessar, regar as farófias com este molho, acrescentar as amêndoas e polvilhar com canela.

Deliciem-se!

A Cozinheira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Obrigada por visitar-nos e pelo comentário. :)
Da Nossa Cozinha leve também um abraço!
A Cozinheira e O Cozinheiro