8 de janeiro de 2013

Roscón de Reyes – Bimby



O Roscón de Reyes é a estrela de qualquer mesa em Espanha no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Este bolo tradicional espanhol tem a forma de uma coroa e frequentemente tem frutas cristalizadas (como o nosso Bolo Rei), em alusão às coroas dos Reis Magos. Fizemos esta versão do Velocidad Cuchara e foi uma excelente surpresa, que recomendamos vivamente.

O aroma deste bolo e o sabor fizeram-me recuar no tempo, quando eu passava o dia da véspera de Natal todo na cozinha a ajudar a minha mãe a preparar as iguarias para a mesa de Natal. 

Ingredientes:
Para o pré-fermento:
90 g de farinha com fermento
50 g de leite meio-gordo
5 g de fermento fresco de padeiro

Para a restante massa:
120 g de açúcar
Casca de 2 laranjas (só a parte amarela)
Casca de 1 limão (só a parte amarela)
80 g de leite meio-gordo
1 pau de canela
60 g de manteiga
2 ovos
15 g de fermento fresco de padeiro
30 g de água de azahar (não coloquei)
340 g de farinha com fermento
1 pitada de sal

Para decorar:
1 ovo batido
Açúcar humedecido em água
Amêndoas laminadas

Preparação:
Começar por preparar o pré-fermento, que é uma massa mãe. Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e programar 1 Min / Vel Espiga. Pôr a massa numa tigela e deixar repousar pelo menos 3 horas fora do frigorífico para continuar a receita ou deixar no frigorífico de um dia para o outro com a tigela tapada com película antiaderente se não pode continuar com a receita. 
Pôr no copo limpo e seco o açúcar para pulverizá-lo: 30 Seg / Vel 5-10. Juntar a casca de uma laranja e a casca de meio limão e pulverizar 15 Seg / Vel 10. Retirar e resevar.
Colocar o leite no copo, a casca de laranja que não foi triturada, assim como a restante casca de limão e um pau de canela. Programar 5 Min / 90º / Colher invertida / Vel Colher. Deixar que arrefeça. Reservar.
Vamos à massa. Colocar no copo o açúcar em pó aromatizado com as cascas dos citrinos e todos os ingredientes para a massa, incluindo o leite aromatizado e o pré-fermento e programar 30 Seg / Vel 6. De seguida amassar 3 Min / Vel Espiga. Deixar repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copo de medida.
Polvilhar a bancada da cozinha com farinha, retirar a massa do copo, polvilhá-la com farinha e amassá-la com as mãos. Formar uma bola lisa e deixar repousar 15 minutos.

Depois dar-lhe a forma de uma rosca (pode parecer pequena, mas vão ver o que cresce no forno) e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente. Pincelar com ovo.
A receita original diz que deve-se deixar repousar cerca de 2 horas para que a massa duplique o volume. Eu decidi arriscar e contornar este tempo de espera. Espalhei as amêndoas laminadas e humedeci açúcar que pus por cima da massa, liguei o forno a 50º C e coloquei o tabuleiro no forno com o Roscón de Reyes durante 30 minutos. Ao fim deste tempo aumentei a temperatura do forno para 200º C, cerca de 17 minutos ou até que esteja cozido.    
É uma receita com várias fases, mas o resultado final compensa.

A Cozinheira

2 comentários:

  1. No sabes la ilusión que me ha hecho ver esta receta en tu blog. Me alegra mucho que te haya quedado tan bien y tan rica y quiero darte las gracias por tu amable correo. Es un placer estar conectadas :D
    Muchos besos
    Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola, Rosa!
      Con los correos me olvidé de la respuesta! Perdona!
      La verdad es que estoy mui contenta! Me dio ganas de bailar! :D
      Sí, es un placer. :)
      Muchos besos,
      A Cozinheira

      Eliminar

Olá!
Obrigada por visitar-nos e pelo comentário. :)
Da Nossa Cozinha leve também um abraço!
A Cozinheira e O Cozinheiro