Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

23 abril 2013

Bolo-Pudim de Chocolate e Laranja




Demorei a escrever este post, eu, que tenho pensamento rápido e mudo de assunto à velocidade da luz. Quando nos expomos, quando demonstramos os nossos sentimentos as coisas mudam de figura... Para vocês, este é um Bolo-Pudim de Chocolate e Laranja (tentador, espero)... A mim traz-me muitas recordações.

Há seis anos (como o tempo passa!) estava a minha querida I. e eu num Dom Café, na nossa hora de almoço, a beber café e a pôr a conversa em dia, conversa essa que nunca teria fim, não fossem os horários a cumprir (já vos disse que detesto horários rígidos?). E eu muitas vezes não resistia e pedia uma fatia de bolo-pudim, que saboreava colher a colher enquanto a I. sorria, com aquele sorriso rasgado e lindo, encantada a olhar para a minha gulodice.

Este fim-de-semana lembrei-me da I. e apeteceu-me bolo-pudim, em honra destes tempos e desta amizade tão forte. E apeteceu-me ter o horário dessa época (só isso), chegar a casa às 18h30 e ter tempo. Simplesmente ter (mais) tempo... Procurei uma receita o mais parecida possível com o bolo-pudim que me diz tanto e encontrei-a aqui (e mais uma vez a Vânia não me deixou ficar mal :)).

E sabem que mais? Quando os laços são fortes há uma energia tão grande, tão mágica, tão... Neste mesmo dia, o meu telemóvel tocou. Era a I. "Olá, minha querida! Estás boa?", disse-me ela, "Nem sabes, tenho pensado o dia todo em ti...".



Ingredientes:

Para o pudim:

4 ovos
1 lata de leite condensado
1 chávena de sumo de laranja
1 colher de chá de amido de milho

1 colher de sopa de caramelo (não está na receita original)
Caramelo q.b. para untar a forma


Para o bolo:

4 ovos
1 chávena de açúcar (coloquei 7/8, sensivelmente 200 g)
1 chávena de chocolate em pó (coloquei também 7/8)
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha com fermento para bolos Branca de Neve (Fina)
1 colher de sopa de fermento (Royal)
Raspa de uma laranja
(pudim)
1 chávena = 240 ml

Preparação:

Untar bem uma forma grande (usei de bolo, como podem ver) com caramelo. Reservar.

Ligar o forno a 200º C.

Colocar todos os ingredientes para o pudim numa taça, misturar bem com a batedeira eléctrica, e verter para a forma. Reservar.




Vamos agora ao bolo:

Começamos por separar as gemas das claras e batemos estas últimas em castelo.

Juntar as gemas ao açúcar, misturar até formar um creme esbranquiçado e depois adicionar às claras em castelo e envolver tudo.

Adicionar o chocolate em pó e o leite e bater bem.

Finalmente, juntar a farinha, o fermento e as raspas da laranja no preparado e envolver suavemente.

Deitar com cuidado na forma, por cima do pudim.





Calma, que ambos, momentaneamente, vão misturar-se. Mas cozinhar tem o seu quê de mágico. Não acreditam? Então coloquem a forma no forno em banho-maria e fiquem a olhar... O pudim volta para o seu sítio, em baixo, enquanto a massa do bolo se mantém linda no topo.

Como é que fiz o banho-maria? Coloquei a forma dentro de um tabuleiro inox, fervi no jarro eléctrico 1,6 l de água (a capacidade máxima do nosso), coloquei-a no tabuleiro e pus tudo no forno.



A receita original diz para levar ao forno em banho-maria durante 50 minutos. Contudo, cada forno é um forno... No nosso esteve 44 minutos e na próxima ainda vai estar menos.

Desenformar apenas quando estiver totalmente frio.






Esta fatia é para a minha querida I. Mas vou partir mais... Quem quer? :)





A Cozinheira


26 comentários:

  1. Que pudim delicioso com ótimo aspecto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Fica bonito e é mesmo delicioso! Coma connosco uma fatia. :)
      Um beijinho,
      A Cozinheira

      Eliminar
  2. Eu não sei quem é a I. mas tem que ser alguem de quem gostes muitos, mas eu tb tenho aqui o dedito levantado para uma fatia!! Oh oh se tenho!!!
    Faz me lmebrar um bolo que fazia a minha mãe, mas que nao era de chocolate!!! Já fiquei com ideias!! Não posso vir aqui que dá nisto!!
    LEvo 3 fatias!!! So por causa das coisas!!
    Beijiinhos
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena,
      A I. é uma querida amiga, bastante especial. :)
      Leva as fatias que quiseres, espero que façam as delícias dos mais pequenos!
      Estás com ideias? :D Só tu!
      Beijinhos grandes,
      A Cozinheira

      Eliminar
  3. Olá querida Cozinheira :)

    Decerto que a I. sentiu as boas energias que durante esse dia lhe fluiram, pelo que esse bolo-pudim foi uma linda e deliciosa homenagem a belos momentos vividos outrora ! :)

    O bolo pudim está com uma cor fabulosa e o sabor decerto que não lhe ficará atrás ! :)

    Um beijinho*

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Isabel!
      Sem dúvida que sim, foi mesmo isso... :)
      Obrigada!
      Agora sente-se, que vou partir uma fatia para si, que isto de ver e não provar não pode ser.
      ;)
      Um beijinho,
      A Cozinheira

      Eliminar
    2. Devo dizer-lhe que concordo plenamente consigo ! ;)

      Um beijinho grande *

      Isabel

      Eliminar
  4. Mas que lindo fica!
    Mesmo apetitoso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luísa!
      Aceita uma fatia enquanto falamos um bocadinho? :)
      Um beijinho,
      A Cozinheira

      Eliminar
  5. Eu também quero. Vou fazê-lo hoje para aniversário da minha mamã.
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana Rita!
      Ohhh, que bom ter gostado a esse ponto! É uma honra para nós. :)
      Tire uma foto e envie-nos, gostávamos tanto, mas tanto!...
      Um grande beijinho para si e outro para a sua mamã e Feliz Aniversário!
      A Cozinheira

      Eliminar
  6. Boa noite! :) Tem um óptimo aspecto e decerto que se assemelha ao original dos "velhos tempos"!
    Aposto que a I. é alguém especial e que estão sempre em sitonia.
    Muitas felicidades e muito sucesso!
    Beijinhos **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      A minha vontade foi tão grande que encontrei um bolo-pudim que se assemelha ao original. :)
      Muito obrigada, minha querida, e venha "petiscar" connosco mais vezes.
      Muitas felicidades e muito sucesso também para si!
      Um beijinho,
      A Cozinheira

      Eliminar
  7. Olá, Lurdes!
    Leve também uma fatia consigo e venha ter connosco mais vezes!
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindíssimo e tem um ar delicioso! Agradeço a minha fatia e vou levá-la,com muito gosto :)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Um grande, grande beijinho para si! :)
      A Cozinheira

      Eliminar
  9. Nossa que vontade de experimentar esta DELICIA... Huuuuummmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Márcia!
      Fico feliz! Venha daí! :)
      Um beijinho,
      A Cozinheira

      Eliminar
  10. Olá, boa noite!
    Peço desculpa pela ausência, estive de mudanças e deixaram-me sem net.
    Agora estou de volta ;)
    Voltarei com mais tempo, pois constatei que tenho perdido muitas sugestões deliciosas.
    Adoro bolo pudim, a minha mãe fazia muitas vezes e o seu ficou perfeito.
    Muitos beijinhos,
    Áurea Sá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Áurea!
      Que bom ter novidades suas e tê-la por cá novamente! Eu sou atenta e tenho boa memória... Não me ia esquecer de si, que foi das primeiras seguidoras (a 5.ª!) e que tanto nos apoiou e incentivou.
      Quando regressar, sirva-se do que quiser! :)
      Um abraço,
      A Cozinheira

      Eliminar
  11. Tem um aspecto mesmo guloso. nham...nham! Manda-me um a fatia e já te digo!

    ResponderEliminar
  12. É que era mesmo servida... Nem comi sobremesa a contar comUma delicia assim. Sem duvida que nao ha como a amizade... É fantástico quando parece que ate temos telepatia... Nao deixes que se esfume entre os dedos, os horários apertados e as rotinas.. Nem mesmo a distancia pode justificar o fim de uma amizade assim. Adorei a receita! E a historia, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida!
      Tens aqui reservadas para ti não uma, mas duas fatias!
      Obrigada pelo teu comentário. :) Não deixo, não...
      Um beijinho grande,
      A Cozinheira

      Eliminar
  13. Tanta conversa e treta.. Experimento fazer o bolo, sai tudo como na foto mas o sabor é uma porcaria. O chocolate entra totalmente em choque com a laranja, e o pudim entra em choque com o bolo. Terrível mistura, obrigado pela treta de receita, que de deliciosa nada tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Antoino Silvedo,
      O Da Nossa Cozinha é um blogue de partilha de momentos culinários e não só.
      Pelo que percebemos executou a receita, mas não gostou do resultado final no que diz respeito à combinação de sabores. Quanto a isso, realmente, pouco ou nada podemos fazer ou dizer. A nós agrada-nos - e bastante - a combinação.
      Melhores cumprimentos,

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)