12 de outubro de 2013

Bundt Cake de Maçã e Canela #Bundtmania

Olá!
Bundtmania? Presente! E o Da Nossa Cozinha lá poderia faltar?!
(Ainda não ouviram falar na bundtmania? Está tudo aqui.)
E lá conseguia eu resistir a este convite/desafio da minha querida Mena, d'As Aventuras de uma Mamã? Não, que a Mena é muito especial para mim e já faz parte da casa, da família...


Pus-me a pesquisar receitas de bundt cakes que se enquadrassem, duas cativaram-me, mas acabei por optar por esta, que andamos em fase de maçãs cá por casa. 

 


 


Bundt Cake de Maçã e Canela
Adaptação de receita de Martha Stewart

Ingredientes:


2 chávenas e 1/2 de farinha fina com fermento (usámos a da imagem para experimentar e contribuir para a causa)
1 colher de sopa de canela em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal (recomendamos de café)
1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
1 chávena de manteiga sem sal derretida e à temperatura ambiente (usámos Vaqueiro líquida)
1 chávena e 1/2 de açúcar amarelo
4 ovos L
6 maçãs Granny Smith descascadas, sem caroços e fatiadas com 0,5 cm de espessura (usámos 3) 

1 chávena = 240 ml


Já experimentaram e ajudaram? Contem-nos!

Preparação:

Começar por untar a forma com margarina e depois polvilhá-la com farinha. Reservar.
 
Ligar o forno a 180º C para pré-aquecer.
 
Numa taça juntar a farinha, canela, fermento em pó, sal e o bicabornato de sódio. Misturar uniformemente com a ajuda de uma colher de pau. Reservar.
 
Numa outra taça misturar a manteiga (no nosso caso margarina), o açúcar e os ovos até estar cremoso. Usámos a batedeira na velocidade mínima.
 
Verter gradualmente este preparado para a taça onde se encontram os sólidos e envolver até ligar com a ajuda de uma vara de arames (não bater). 
 
Colocar as maçãs na massa e envolver com a ajuda de um raspa-salazar. Depois verter para a forma e alisar o topo.


Colocar no forno durante 50 - 60 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair limpo. No nosso forno o bolo esteve 1 hora.




Retirar do forno e deixar arrefecer 15 minutos antes de desenformar. 

 

A receita original leva ainda uma cobertura de glacé, que dispensámos. O bolo assim é tão bom! Já viram bem as maçãs divinalmente integradas na massa? E o cheirinho a canela?





Depois do jantar o ponto de encontro é aqui! Quem aceita uma fatia e bebe um chá comigo e com a Mena?

Infelizmente não conseguimos participar no aniversário da querida Mariana, do Receitas para a Felicidade, e no passatempo 3000 fãs no Facebook da simpática Marisa, do Sweet my Kitchen e no  Desafio do Mestre Cuquinha, do Receitas sem Fronteiras. Mas estivemos de coração com todos. O tempo por aqui tem sido um bem escasso (como têm visto, tem sido difícil vir ao nosso "cantinho"), mas, pensamento positivo, melhores dias virão! Oh yeah!

"Atacamos" o bolo?
 
A Cozinheira

Da Nossa Cozinha
Facebook | Instagram
 

11 comentários:

  1. Adorei o teu Bundt! Fiz hoje um bolo de canela e maçã, que não leva manteiga, e que é dos meus bolos preferidos e o que mais faço nos fins de semana. O teu, deve estar simplesmente delicioso, claro que aceito uma, ou duas, fatias :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Quantas saudades!
      Obrigada, já estou a partir as fatias. :-)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Maçã e canela, adooooro! Ficou maravilhoso, a Mena vai ficar bem contente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria João! Quantas saudades!
      É TÃO bom!!! Eu adoro bolos que levem maçãs, sou suspeita, que não lhes resisto! ;-) Acho que sim, que é do agrado da Mena!
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  3. Que bonito!
    Tenho um passatempo no blog: http://sweetmykitchen.blogspot.pt/2013/10/passatempo-metalurgica.html

    ResponderEliminar
  4. Presente, presente e mais que presente!!! Sabia que não ias faltar e no meio da tua vida agitada ias arranjar um tempinho para fazeres este bundt para mim e para a Lia! Se bem que, tu também tens a tua quota parte neste desafio!!
    Na blogosfera podemos encontrar uma variedade imensa, mas olha aqui entre nós os mais simples sao os que mais me fascinam!!
    Tal como a ti, quando penso no Outono, penso em maçãs! E a mistura com canela é música para os meus sentidos! A receita até pode ser da Martha Stewart, que eu gosto bastante, mas a execução é tua e é perfeita!!
    Por isso minha cara amiga, vai pondo um pratinho na mesa, que eu apareço pro lanche!! :)
    Obrigado de coração por teres participado!
    Um beijinho grande para os 3!
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Estou como tu... Ha dois meses que nao particípio em nada... Vejo, mas é praticamente impossível... O mesmo com o teu 1 aniversario, e esse fiquei mesmo chateada por ter faltado :-(. Bem, mas este bundt é do outro mundo e eu cá adoro maçã!

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada por visitar-nos e pelo comentário. :)
Da Nossa Cozinha leve também um abraço!
A Cozinheira e O Cozinheiro