31 de maio de 2013

Guest Post # Cheesecake de Cerejas do As Aventuras de uma Mamã

O Da Nossa Cozinha recebe hoje um Guest Post da Mena, do As Aventuras de uma Mamã. Se ainda não leram a conversa de ontem, está aqui. A Mena trouxe-nos uma Cheesecake de Cerejas divinal e aproveitamos e celebramos todos o meu aniversário, que é hoje, sim?

A Mena elegeu para acompanhar-nos a música Caminando Por La Vida, de Melendi: http://youtu.be/eznXJEjvHbk . Não me perguntem, mas não estou a conseguir carregar o vídeo para aqui, têm de ir pelo link. Antes de despedir-me fiquem com a minha música preferida, Seja Agora, dos Deolinda. E "Seja Agora" na nossa vida e na vossa!

Bom, agora o blogue é da Mena, que temos um fim-de-semana preenchido e há muito a fazer! Já voltamos!


O meu encontro furtuito com a Ana começou por causa de um descascador de alhos. Lembras-te? O que eu me ri quando me enviaste o email! E eu pensei: "Não pode existir gente assim!". O que para mim é muito reconfortante, saber que chego ao outro lado, não só pelos olhos, mas também pelo coração. E foi por onde tu entraste, mesmo antes da história do descascador.

E, como sabes que adoro Saint-Exupéry, deixo-te uma das citações que mais gosto e que define exactamente o valor que tem a nossa amizade.


Tens a certeza que não nos conhecíamos de outro lado?

Bom, Ana, paremos com a conversa senão não faço o Cheesecake de Cerejas!!! Sim, trouxe algo mais fresquinho, não te importas, pois não?!

A receita vi-a no Youtube, queres/querem ver comigo aqui?
Ora, então, precisamos de:

Para o cheese:

300 g de queijo-creme (usei 200 g de Philadelphia)
200 ml de natas frias
60 g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Sumo de meio limão
1 e ½ folha de gelatina neutra

Para a base:

125 g de bolachas digestivas
70 g de manteiga

Para a cobertura:

200 g de cerejas em calda
200 ml de calda das mesmas
1 colher de sopa de açúcar (podem pôr mais se quiserem mais docinho)
1 casca de limão
1 colher de sobremesa de farinha Maizena dissolvida em água fria




Execução:

Colocamos as bolachas e a manteiga à temperatura ambiente num processador de alimentos. Não precisamos sequer tocar com as mãos. Assim que esteja bem triturado, como uma areia, colocamos numa forma de aro amovível de 21 cm, pressionando com uma colher.

Numa taça misturamos o queijo-creme, que também deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar e mexemos bem. Juntamos a baunilha e de seguida o sumo de limão.

Entretanto, batemos o pacote de natas até estarem como um creme fofo. Demolhamos as folhas de gelatina em água fria. Levamos ao microondas o tempo suficiente para derreter, mas sem ferver e aquecer muito.

Misturamos as natas com o queijo e mexemos bem. Juntamos a gelatina e voltamos a mexer bem. Como diz a Nigella, a luxúria e a suavidade juntas lado a lado. E tem razão!

Colocamos o creme sobre a base de bolachas e levamos ao frigorífico 3 a 4 horas (ou toda a noite).

Para a cobertura colocamos as cerejas, a calda, o açúcar e o limão num tachinho a ferver. Assim que ferva juntamos a farinha maizena diluída em água e mexemos, deixamos que comece a ferver e engrosse. Retiramos do lume e deixamos arrefecer. Antes de servir, colocamos as cerejas por cima do cheesecake. Servimos de imediato ou guardamos no frigorífico até servir.




Ana, minha querida, as palavras neste momento não fluem! Só sei que fico cheia de borboletas na barriga, tal é o meu estado de alma. Só tenho a agradecer-te o primeiro e-mail. E teres estado por aí quando as nuvens tapavam o sol… Enfim… De seres como és!!! Um beijinho do tamanho do mundo.


Mena, O Cozinheiro e eu retribuímos o carinho e o beijinho. Estamos na primeira fila a presenciar o teu sucesso e o do As Aventuras da Mamã, tanto no blogue, como no Facebook. Mas, se for preciso, no intervalo subimos ao palco e ajudamos-te no que for preciso. Da Nossa Cozinha sai um abraço para ti e para os meninos!

Gostaram deste Hoje na Cozinha está... e do Guest Post? Estamos a trabalhar nos próximos!
A Cozinheira



Da Nossa Cozinha

30 de maio de 2013

Hoje na Cozinha está... As Aventuras de uma Mamã

A convidada do Hoje na Cozinha está... nasceu em Viseu há 35 anos,  diz que tem mau feitio, mas um coração «enormeeee». Ri-se às gargalhadas com as conversas sem nexo que os filhos têm entre si. Mulher determinada e de sentimentos à flor da pele, a Mena, do blogue As Aventuras de uma Mamã, prende-nos com as suas estórias em Andorra, onde vive há sete anos e que apelida de Sibéria, e as suas receitas, que nos convencem a esquecer a palavra dieta em dois segundos. Connosco está a "Senhora dos Bundts". 



PERFIL
Nome: (Filo)Mena Lopes
Idade: 35 anos
Nacionalidade: Portuguesa
Blogue:
http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/ (1.º post a 13/11/2012)
Prato que te sai sempre bem: Pizza
Tens sempre tempo para: Tempo?! É que eu não tenho tempo para nada!!! Gostava de ter mais tempo para poder brincar com os meninos e transformar a sua infância!! Gostava também de ter mais tempo para pintar as unhas, por exemplo... Ou andar de bicicleta!

Mena, por que criaste o As Aventuras de uma Mamã?

O As Aventuras de uma Mamã surgiu depois de ter pedido adesão ao grupo da Dorie às Sextas, no Facebook. Eu via as outras meninas com blogues e fotos tão lindas, que decidi aventurar-me. E assim foi!




 Quem é a Mena no dia-a-dia?
 
Uma queixinhas!!! Não há dia nenhum que não me queixe! Ora se está mau tempo, ora se faz sol e eu não posso aproveitar… Mais ou menos isto. Ando sempre a correr de um lado para o outro e, mesmo que me queixe, tenho que mostrar boa cara, não é? Pois tirando esse pormenor, acho que sou uma pessoa bastante agradável, divertida, isto nos meus melhores dias!


De onde é que surgiu a paixão pela cozinha?


Ui… Eu não tenho nenhuma paixão pela cozinha!!! E o que eu reclamava com a minha mãe quando ela me dizia que tinha de preparar o almoço. Mas ainda bem que o fez! Porque à medida que fui crescendo, fui apanhando este gostinho. E lembro-me que aos domingos de manhã fazia sempre bolachas.
 
Thumbprints for us big guys
  Cozinhas todos os dias? O que te dá mais prazer cozinhar?


No meu frigorífico há sempre uma panela de sopa. É obrigatório! Como sabes, Cozinheira, eu vivo sozinha com os pequenotes. Há dias que nem sequer me dá tempo de preparar o jantar! Assim que chegam a casa aterram... Então, assim, com sopa no frigorífico, já é meio caminho andado!

Podia cozinhar à hora de almoço, mas dá-me preguiça de cozinhar só para mim, a não ser que queira experimentar alguma coisa.

 
Há proximidade entre ti e os teus seguidores (respondes a comentários, a e-mails...)? Porquê?

Eu acho que sim. Pelo menos tento que haja essa proximidade. Normalmente quando faço algum post falo sempre com o coração e acho que isso se nota! E depois tento sempre responder aos comentários. São o mais importante! Afinal de contas são o feedback da tua partilha, da tua envolvência. Já recebi alguns emails, que me deixaram boquiaberta. De pessoas que me seguiam no silêncio e que um dia o romperam e quiseram deixar um comentariozinho à Mamã. Não é, menina Cozinheira?


Tenho alguns comentários pendentes de resposta, mas os dias só têm 24 horas!  Mas eu vou chegar lá. Porque acabo por ganhar carinho às pessoas que me deixam um comentário e, normalmente, retribuo sempre o mesmo carinho. E eu não só cá de fazer visitas de cortesia! Ou gosto do blogue ou então nem sequer lá vou! Já sei que sou bruta, mas é assim que eu sou. E, além do mais, não sei comentar com um simples "Está lindo!".

Bundt Cake Floresta Negra
O que te leva a partilhar uma receita?

Eu só partilho uma receita se gostar verdadeiramente dela! E se não gosto, fica apenas como mais uma experiência.

O que dizem as tuas mãos?

Gostaria eu de saber de quiromancia! Poderia ser rica! E é isso mesmo que me dizem as minhas mãos, que não o sou. O que elas dizem? Tenho as mãos bastante calejadas pelo trabalho e aquilo que me dizem é que vão continuar assim! Haja saúde e trabalho.

E amanhã há uma receita da Mena especialmente para todos nós.
 
A Cozinheira
 
Da Nossa Cozinha

29 de maio de 2013

Semifrio de arroz doce para Entre Tachos e Bimby



Não podíamos faltar ao 1.º Aniversário do Blogue e Página do Entre Tachos e Bimby e ao passatempo em parceria com o Arroz Bom Sucesso. Por isso, criámos este Semifrio de Arroz Doce para ver se os dias quentes aparecem. Muitas felicidades, Katia! 


Semifrio de arroz doce

Ingredientes:

Para a base:

100 g de bolacha Maria
40 g de manteiga sem sal


Para o arroz doce:

3 dl de água
Sal q.b.
250 g de arroz agulha Bom Sucesso
1 l de leite
150 g de açúcar
4 gemas
8 folhas de gelatina
Água para demolhar as folhas de gelatina + 1 dl de água
Canela

Preparação:

Triturar as bolachas e misturar com a manteiga derretida até estar tudo bem ligado. Eu coloquei as bolachas no copo da Bimby e programei 5 Seg / Vel 6. Juntei a manteiga, sem derreter, à temperatura ambiente e misturei 5 Seg / Vel 6. Colocar numa forma de fundo amovível e reservar no frigorífico.

Pôr num tacho ao lume os 3 dl de água, com uma pitada de sal, e o arroz. Quando a água tiver evaporado juntar o leite, guardando um pouco no pacote, e deixar cozer em lume brando.

Entretanto, demolhar as folhas de gelatina em água abundante.

Colocar as gemas, o açúcar e o restante leite num recipiente e misturar bem. Quando o arroz tiver cozido, retirar do lume e envolver este preparado, mexendo rapidamente.
Colocar novamente em lume brando e depois de ferver deixar cozinhar durante 2 minutos. Retirar do lume.

Escorrer bem as folhas de gelatina, colocá-las numa tigela que possa ir ao micro-ondas juntamente com 1 dl de água e levar ao microondas na potência máxima durante 30 segundos. Verter para o arroz doce e envolver cuidadosamente.

Depois de o arroz doce arrefecer um pouco, retirar a base do semifrio do frigorífico e com a ajuda de uma concha da sopa espalhar o arroz doce na forma.

Quando estiver morno colocar no frigorífico até ganhar consistência. Desenformar e polvilhar com canela antes de servir.


A Cozinheira


Da Nossa Cozinha

28 de maio de 2013

Bacalhau à Braz

Esta receita foi adaptada de uma que comi muitas vezes em casa dos meus pais. É o tradicional Bacalhau à Braz, que aprendi a fazer com a minha mãe e que, como não é nada difícil de ser feito, e num daqueles dias mais complicados, foi o jantar cá de casa.

Com os ingredientes do costume:



Fio de óleo
2 cebolas
600 g de bacalhau desfiado
225 g de batata palha frita
3 ovos
1 pacote de 200 ml de molho béchamel
Salsa q.b.

A preparação é simples:

Refogar as cebolas, juntar o bacalhau e deixar cozinhar. Depois adicionar a batata palha, que fui colocando aos poucos para poder envolver bem. Juntar os ovos previamente mexidos, envolver e, por fim, o molho béchamel.



E voilá! Pronto a ir a mesa! Gosto apenas de picar um pé de salsa por cima do bacalhau e adicionei umas azeitonas.



Deliciem-se.

O Cozinheiro
Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

19 de maio de 2013

World Baking Day: Tarte de mousse de chocolate branco, limão e mirtilos



O Da Nossa Cozinha junta-se ao World Baking Day. Neste dia somos desafiados a adoçar um pouco mais a vida e o mundo! Há receitas muito boas no site, incluindo de blogguers portugueses, o que é sempre um orgulho.


Das 100 receitas disponíveis escolhi uma da blogguer polaca Zosia Cudny (blogue aqui) para adaptar e assim também celebrar o 3.º aniversário do Acção na Cozinha, que elegeu como ingrediente o limão para ser a estrela do passatempo do blogue.

Tarte de mousse de chocolate branco, limão e mirtilos
A receita original está aqui. Adaptámo-la, por isso, não é uma tradução.



Ingredientes:

Para a base:
150 g de farinha
120 g de manteiga
30 g de açúcar

Para o recheio:
200 g chocolate branco para uso culinário
2 colheres de sopa de água
250 g de mascarpone
Raspa de 1 limão
150 g de mirtilos

Preparação:

Juntar a farinha, a manteiga e o açúcar e amassar. Coloquei na Bimby 30 seg / Vel 6. Depois colocar 30 minutos no frigorífico.
Ligar o forno a 180º C quando se retirar a massa do frigorífico.
Untar uma tarteira de fundo amovível, com margarina e polvilhar com farinha. Forrá-la com a massa e picar o fundo com um garfo. Levar ao forno 20 minutos ou até que esteja dourada.
Retirar e deixar arrefecer totalmente para desenformar.
Partir o chocolate em pedaços numa tigela que possa ir ao microondas com a água e levar 30 segundos na potência máxima. A meio mexer.
Colocar a raspa de quase todo o limão (reservar um pouco para enfeitar) numa taça, com o chocolate derretido e o mascarpone. Bater até estar homogéneo.
Colocar a mousse por cima da base.
Lavar os mirtilos e enxugar em papel de cozinha.
Enfeitar com os mirtilos e raspa de limão.



Está pronta a ser degustada, mas fica ainda melhor se estiver umas horas no frigorífico.



Parabéns, Carla e Acção na Cozinha!

A Cozinheira

Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

18 de maio de 2013

Frango para 7

Olá, boa tarde!

Bem sei que tenho andado desaparecido, mas o trabalho assim o tem exigido...

Recentemente tivemos um almoço de família e A Cozinheira sugeriu fazermos um "frango à maricas" diferente, já que tinha visto uma receita n'A Cozinha da Kinhas que lhe despertou a atenção.

E assim foi e ainda bem que seguimos a receita e a sugestão porque ficou muito bom . :) A receita original está aqui.

Frango à maricas

Ingredientes:

1 frango e meio grande partido em pedaços
1 pacote de sopa de cebola da Knorr
1 fio de óleo
2 cervejas (minis)
1 pacote de natas
1 limão
3 latas grandes de cogumelos (porque nós adoramos cogumelos) 

Preparação:




Num tabuleiro de metal coloquei o frango partido aos pedaços, espalhei por cima o conteúdo do pacote de sopa de cebola, um fio de óleo (muito pouco porque, como sabemos, o próprio frango já deita alguma gordura), as 2 minis (na próxima vez coloco só uma), as natas, os cogumelos cortados ao meio e, por fim, o limão cortado em quartos.




Com o forno já pre-aquecido a 200ºC coloquei o tabuleiro e deixei até estar cozinhado.


A ir para o forno
 

Acompanhámos com arroz branco feito na Bimby e batatas fritas na Actifry.

Ficou muito bom e saboroso.

O Cozinheiro

Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

16 de maio de 2013

Delícia de chocolate... porque sim!

Porque...

O dia parecia nunca mais acabar.
Estou constipada.
Está frio.
Choveu.
Neva na Serra da Estrela em pleno mês de Maio.
Me apetecia acender a lareira, mas achei que não devia ser maluca como o tempo.
Me apetecia algo doce e pouco demorado.
Amanhã já devia ser sábado.
Quero saltar literalmente uma semana no calendário a partir de domingo.
Estou farta de amadorismo, do "desenrasca", do "pau para toda a obra".
O sol vai nascer amanhã e este mau humor entretanto já me passou (I hope so!).
Sim!


Delícia de Chocolate - Bimby



Ingredientes:

6 ovos
150 g de açúcar
100 g de manteiga
200 g de chocolate para culinária
50 g de farinha (usei com fermento)


Preparação:

Começar por pesar o açúcar e reservar.
Colocar a borboleta no copo da Bimby e as claras e programar 6 Min / Vel 3. Nos últimos 20 segundos juntar o açúcar através do bocal da tampa. Reservar numa taça.
Ligar o forno a 200º C.
Retirar a borboleta e colocar no copo as gemas e a manteiga. Programar 5 Min / 70º / Vel 4.
Partir o chocolate em pedaços e juntar ao preparado anterior. Esperar que funda e programar 20 Seg / Vel 5. Prolongar mais uns segundos se necessário
Adicionar a farinha e misturar 10 Seg / Vel 5.
Por fim, colocar a borboleta novamente, juntar as claras e envolver 30 Seg / Vel 2 e 1/2.

Colocar numa tarteira (nós fazemos na tarteira em que fazemos as quiches porque não necessitávamos de fatias bonitas) e levar ao forno 10 a 15 minutos (no nosso forno são 15). 

A entrar para o forno...

... e 15 minutos depois a sair!
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Comemos morninho e estava assim... 




 Porque hoje me apetece ouvir Chan Chan de Buena Vista Social Club:



Hasta luego!

A Cozinheira


Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

15 de maio de 2013

Guest Post # Torta pavê de limão do Mundo Gastronomic!

Olá!
O Da Nossa Cozinha recebe hoje um Guest Post do Felipe, do Mundo Gastronomic!, que, depois da agradável conversa de ontem, vem apresentar-nos uma receita sua especialmente elaborada para todos nós!
Para acompanhar a confecção, o Felipe escolheu Make Somebody Happy, de Carlos Santana. Agora é com o Felipe...



Oi!

Essa música é muito bonita, tem uma letra muito simples, mas que diz tudo. Se resume a: Ame e faça feliz as pessoas que fazem parte da sua vida, pois elas são tudo que você precisa para você ser feliz.





Torta pavê de limão

Ingredientes:
- 3 latas de leite condensado
- 2 latas de creme de leite (creme de leite em Portugal são natas e cada lata tem 300 g)
- 4 limões
- 2 pacotes e 1/2 de biscoitos de maizena
- 3/4 de tablete de manteiga (cerca de 150 g)


Preparo:
Triture 1 pacote e 1/2 de biscoitos de maizena em um liquidificador, formando uma farinhas dos biscoitos. Em um recipiente médio, misture a farinha junto com a manteiga, utilizando as mãos, misturando bem até formar uma farofa (vá apertando com as mãos mesmo para misturar).

Em uma forma sem fundo, forra o fundo com a farinha dos biscoitos, utilizando as mãos para moldar, não deixando nenhuma brecha. Em seguida, forre os lados da forma, preparando a base da torta. Pré-aqueça o forno e leve a massa para assar em temperatura mínima por não mais que 10 minutos. Retire a forma e reserve.

Limpe o liquidificador e coloque as 3 latas de leite condensado e as 2 de creme de leite. Esprema o suco dos limões e coloque no liquidificador, guardando as cascas para raspar depois. Ligue na velocidade máxima e deixe batendo por uns 4-5 minutos, para engrossar bem o creme.

Pegue a massa já assada e forre com cerca de 1/3 do creme. Cubra em seguida com biscoitos de maizena inteiros, não precisa molhar. Cubra com mais uma camada de creme, mais uma de biscoitos e mais uma de creme, formando no total 3 camadas de creme e 2 de biscoitos, sendo a primeira e última camadas de creme.
Para finalizar, raspe as cascas de limão de forma delicada por cima da torta, de forma a decorar e dar um gostinho final. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por no mínimo 3 horas, desenforme e sirva!

Aninha, gostaria mais uma vez de agradecer imensamente a oportunidade de participar deste programa do seu blog e tenho certeza que isto é só mais um passo para uma amizade mais sólida. Gostei muito de ter participado e estamos aí para o que der e vier!

Felipe, O Cozinheiro e eu é que te agradecemos! Da Nossa Cozinha sai um abraço para ti e muito sucesso para o Mundo Gastronomic!

Gostaram da rubrica Hoje na Cozinha está... e do Guest Post com a receita? Vamos já tratar dos próximos!

A Cozinheira

Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

14 de maio de 2013

Hoje na Cozinha está... Mundo Gastronomic!

Gosta de desafios - check! Aceitou estrear o Hoje na Cozinha está... - e adora um belo prato de arroz, feijão, salada, legumes e alguma carne, algo bem caseiro, feito pela sogra e  bem temperado com bastante alho. É o Felipe, autor do blogue Mundo Gastronomic!, que vamos conhecer melhor. Nascido no Rio de Janeiro há 25 anos (fãs tomem nota: faz anos a 13 de Julho) cativa-nos pela sua simpatia e... pelas receitas, claro!



PERFIL
Nome: Felipe Coutinho Huszar
Idade: 25 anos
Naturalidade: Brasileiro
Blogue:
www.mundogastronomic.com.br (1.º post a 5/12/2011)
Prato que te sai sempre bem: Yakisoba (macarrão lámem com legumes)
Tens sempre tempo para: Me exercitar (atualmente luto Taekwondo)

Felipe, por que criaste o Mundo Gastronomic!?

Tudo começou com uma viagem de lua de mel de 18 dias que fizemos à Europa, passando por 7 países, na ordem: Portugal, Espanha, França, Mônaco, Suíça, Itália e Inglaterra. Por algum motivo eu tive vontade de tirar fotos e registrar todos os detalhes sobre cada comida e restaurante em que passamos. Sempre gostei de gastronomia, apesar de ser formado em Ciência da Computação, mas foi a primeira vez que tomei esse tipo de iniciativa e a viagem em si foi muito rica, em termos de gastronomia.

Voltando ao Brasil, resolvi juntar todas essas informações e criei um blog, daí nasceu o Mundo Gastronomic! Chegou um ponto em que tive que postar outros assuntos além da viagem, então comecei a bolar receitas, mas nunca deixei de falar sobre outras viagens que fiz ou assuntos interessantes sobre a gastronomia ao redor do globo.

Quem é o Felipe no dia-a-dia?

Em geral sou uma pessoa bem humorada que se dá bem com as pessoas, mas eu tenho uma maneira de ser diferente da maioria, então alguns estranham. Não me importo de defender um ponto de vista diferente da maioria, mesmo que me torne menos popular por isto, mas evito discussões desnecessárias.

Não gosto de pessoas que gostam de se dar bem às custas dos outros, então procuro me afastar deste tipo de gente.

Geralmente me destoo dos padrões e sempre preciso de estímulos diferentes para me sentir vivo. Não precisa ser nada complicado! Apenas, diferente. Mas também gosto das coisas simples da vida.

De onde é que surgiu a paixão pela cozinha?

Bem, tudo começou pela necessidade. Durante minha adolescência eu passava muitos momentos em que tinha que me virar sozinho, então comecei a aprender a preparar algumas coisas. Além disso, meus pais sempre me levaram a restaurantes variados, gastronomicamente falando, então acho que isso despertou um fascínio desde que eu era novo.

Ao me tornar adulto, fui aprendendo cada vez mais, sempre perguntando para as pessoas mais experientes (sempre fui bem curioso com isso). Hoje em dia, muitas vezes o papel é inverso e as perguntas são feitas à mim (risos).

Cozinhas todos os dias? O que te dá mais prazer cozinhar?

Eu gostaria que sim! Mas trabalho, faço MBA e outras atividades, como lutar taekwondo e tocar guitarra. Então fica impossívelàas vezes. Geralmente cozinho mais fins de semana e feriados, mas se alguém me pede, por exemplo, uma sobremesa para "amanhã", dou um jeito de fazer (muitas vezes já fui dormir 2 da manhã tendo que acordar às 6 no dia seguinte, só para fazer a tal sobremesa, (risos)).


Torta de Creme Carolinda com Castanhas
Há proximidade entre ti e os teus seguidores (respondes a comentários, a e-mails…)? Porquê?

Existe alguns seguidores que eu procuro me corresponder mais, seja por algum assunto interessante, seja por algum interesse em comum. Existem outros que me procuram com perguntas ou até procurando parcerias. Não há regra! Nada forçado, procuro agir de forma bem natural em relação a isto. Gosto de conversar com todos que posso, pois a comunidade de interessados por gastronomia que temos por aí é muito rica e as pessoas têm muito a compartilhar, cada vez mais isso se prova mais verdadeiro!

O que te leva a partilhar uma receita?

Posso fazer uma receita pelo desafio que ela representa para mim, ou por ser algo que vi (seja em restaurantes, revistas ou até na internet mesmo) e quero fazer de forma diferente que possa melhorar, mas às vezes faço algo simplesmente porque me pedem para fazer. Mas algo é fato:  faço todas porque gosto de fazer. Sinto prazer em cozinhar cada receita que publico.
Amanhã não percam a receita que o Felipe preparou especialmente para todos nós!
A Cozinheira
Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

13 de maio de 2013

Novidade # 1

O Cozinheiro e eu criámos o Da Nossa Cozinha para ser um escape às nossas profissões. Somos de áreas diferentes, mas igualmente desgastantes, e por que não destressar partilhando um dos nossos prazeres: cozinhar?

E estou a gostar desta liberdade, de poder escolher o nosso caminho no meio da blogosfera. De me apetecer (1.º) conhecer melhor as pessoas por detrás de outros blogues que acompanho - de culinária e não só - e de o querer (2.º) partilhar com quem nos dá a honra de estar a nosso lado, que é quem nos lê, e de (3.º) pensar «Why not?». E como neste mundo virtual o que não falta é espaço para todos, estamos prestes a publicar o primeiro "Hoje na Cozinha está...", que consiste numa entrevista (publicada num dia) e num Guest Post com uma receita (no dia seguinte), que não nos esquecemos dessa parte tão importante!

Quanto à periodicidade, bom... Pela minha vontade todas as semanas publicava um "Hoje na Cozinha está...", mas com o actual ritmo de vida tenho consciência de que, infelizmente, não dá. Fica surpresa, boa?  

Entretanto, fiquem com...
Bruschetta de mozzarella e tomate cherry




Ingredientes: 

4 fatias de baguete
1 dente de alho
Azeite q.b.
1 queijo mozzarella fatiado
4 tomates cherry
Sal  fino q.b.
Pimenta q.b.
Óregãos q.b.

Preparação:

Ligar o forno no grill a 180º C.
Fatiar o queijo e reservar.
Lavar, enxugar e cortar ao meio os tomates cherry e reservar.
Colocar as fatias de pão duas a duas na torradeira para dourarem.
Retirar e passar o alho descascado pelo pão para que adquira o seu sabor.
Pôr um fio de azeite a gosto por cada fatia de pão, seguido de fatias de mozzarella, um tomate cherry e temperar com um pouco de sal, pimenta e óregãos a gosto.

Levar ao forno durante 10 minutos ou até que o queijo derreta.


Buon apetito!

A Cozinheira

Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.

11 de maio de 2013

100 likes e Mousse de Queijo Creme



Hoje ultrapassámos os 100 likes no Facebook do Da Nossa Cozinha (ver aqui)! E mais os 59 seguidores do blogue... WOW! Para nós é uma honra e uma grande responsabilidade, só vos digo... 


Parece que esta receita chegou na altura certa. É light, mas, sabem que mais? Não digam a ninguém... Passa pelas outras, de tão boa que é esta Mousse de Queijo Creme. Vamos lá, que é para celebrarmos esta data.



Ingredientes:

4 folhas de gelatina
120 ml de água + água q.b. para demolhar as folhas de gelatina
75 g de bolachas Maria
40 g de manteiga sem sal
500 g de queijo creme light
500 g de iogurte natural
120 g de açúcar light
Doce de ameixa q.b. (ou outro a gosto)
50 g de mirtilos


Preparação:

Começar por demolhar as folhas de gelatina em água abundante.
Lavar os mirtilos, enxugá-los em papel de cozinha e reservar.
Triturar as bolachas e misturar com a manteiga derretida até estar tudo bem ligado. Eu coloquei as bolachas no copo da Bimby e programei 15 Seg / Vel 6. Juntei a manteiga, sem derreter, à temperatura ambiente e misturei 15 Seg / Vel 6. Se necessário baixar o preparado e soltá-lo do fundo com a ajuda da espátula e programar mais uns segundos.
Retirar e reservar esta mistura no frigorífico.


Bater o queijo, o iogurte e o açúcar. Reservar.
Escorrer bem as folhas de gelatina, colocá-las numa taça que possa ir ao micro-ondas e adicionar 120 ml de água. Para derretê-las programar 30 segundos na potência máxima e a meio do tempo parar e mexer com um garfo. Quando estiver praticamente fria adicionar à mousse e envolver bem.



Na taça que se pretende levar à mesa colocar uma camada de mousse e polvilhar com a mistura de bolacha (generosamente, mas doseando de modo a ser possível fazer mais camadas). De seguida colocar algumas colheres de café de doce.



A próxima camada é de mousse (utilizei uma concha da sopa e verti com cuidado, para cobrir, que a mousse ainda está líquida) e repete-se tudo até terminar os preparados (no nosso caso três camadas).
No fim decorar com os mirtilos. Colocar cuidadosamente para não ficarem submersos (deixei cair um ou outro para depois sermos surpreendidos...). Colocar no frigorífico até ganhar consistência.
Adaptação do livro Doce Equilíbrio


Quantas taças sirvo? :)


A Cozinheira

Para acompanhar o Da Nossa Cozinha no Facebook é AQUI.