23 de julho de 2013

Sapateira recheada para celebrar # 24 Kitchen

Happy! Happy! Happy!

O Da Nossa Cozinha é um blogue recomendado pelo 24 Kitchen! Este canal da FOX International Channels mostra o que de melhor se faz no mundo da culinária e tem uma forte aposta em produção nacional.



Vamos celebrar com Sapateira recheada?


Sapateira recheada

Ingredientes:

1 Sapateira viva (preferencialmente fêmea)
1 ovo cozido
Pickles q.b.
6 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de ketchup
1/2 colher de sopa de mostarda

Preparação:

Colocar a sapateira numa panela e colocar água de modo a tapá-la um pouco mais de metade. Pôr em lume alto e quando começar a ferver deixar estar por mais 6 minutos. Retirar e deixar arrefecer.





Já cozida a esfriar

Depois de a sapateira estar fria completamente é altura de arranjá-la. Começar por eliminar: 




E agora  vamos abri-la:


Eliminar a parte da boca e parte folhada e guardar o restante numa taça. Como esta sapateira infelizmente não estava muito cheia usei também o conteúdo das patas.

Picar pickles a gosto e um ovo. Cá em casa preferimos que a sapateira recheada tenha o que trincar, pelo que não picamos muito finamente.



Juntar à sapateira e adicionar a maionese, ketchup e mostarda. Envolver e rectificar, se necessário.




E aqui está pronta a ir à mesa! Gosto de colocá-la umas horas no frigorífico, que sabe ainda melhor!




Ora aqui está ela. Quem quiser que se junte a nós! 



E esta é para o 24 Kitchen! ;) Mas há mais!




Um abraço e continuação de boa semana!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

20 de julho de 2013

Cheescake [de cerejas] cozido no forno # Gordon Ramsay

Temos uma grande amizade que começou devido a... um estendal. Já lá vão quase sete anos e parece que foi ontem! Não é, Amélia? :) Recentemente fomos jantar a casa da nossa querida vizinha Amélia e levámos um paté de delícias do mar para a entrada e Cheesecake cozido no forno, receita do Chef Gordon Ramsay do livro Cozinha sem Limites, como sobremesa. E que jantarada! Falou-se de tudo um pouco e trocaram-se receitas e dicas, num ambiente familiar e acolhedor, como sempre. 

A primeira vez que comemos este cheesecake foi na casa dos nossos amigos R. e L., e o L. fez um cheesecake mais bonito ainda do que o do livro. A receita original é com framboesas e estava DI-VI-NAL! Eu, como tinha cerejas em casa, vai de experimentar uma nova versão. Vamos lá aproveitar enquanto há cerejas...



Cheesecake de cerejas cozido no forno

Ingredientes:

550 g de queijo-creme à temperatura ambiente
160 g de açúcar em pó
3 ovos ligeiramente batidos
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
Casca de 1 limão ralada finamente
300 g de cerejas (aproximadamente 200 g sem caroços)

Preparação:

Untar com margarina uma forma com aro removível. Reservar.

Lavar, enxugar e descaroçar as cerejas. Desta vez descarocei na Bimby (aqui, como era de noite e tinha o Bebé Cozinheiro a dormir fi-lo manualmente e os meus dedos ganharam um novo tom ;)): programar colher inversa / 5 Seg / Vel 4. Eliminar os caroços e reservar as cerejas.

Pré-aquecer o forno a 180º C.

Bater o queijo-creme com o açúcar. Bater os ovos à parte e adicionar aos poucos à mistura anterior até estar homogénea.

Adicionar a farinha e a raspa do limão e, por fim, envolver as cerejas.


Verter o preparado com a ajuda de uma colher, batendo para eliminar bolhas e ajudar as cerejas a subir.



Colocar no forno cerca de 35 minutos ou até estar firme nas bordas, mas um pouco oscilante no meio. Teve de ficar mais uns minutos no nosso forno, para variar, e chegou ao ponto ideal, mas o Bebé Cozinheiro distraiu-me uns minutos e foi o suficiente para o cheesecake rachar. Estética à parte, ficou saboroso e numa próxima retirarei uns gramas de açúcar, que as cerejas eram das boas e doces.

A entrar no forno...

... E à saída.

Retirar da forma depois de arrefecer e usar o truque da faca para desprender à volta, se necessário.

A querida Amélia a cortar a primeira fatia


Esta é para vocês! É bom estar de volta. :)
Bom apetite!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

19 de julho de 2013

Guest Post # Gelados de Piña Colada do Receitas para a Felicidade

O Receitas para a Felicidade e a querida Mariana brindaram-nos ontem com muito amor e é com amor que continuamos, ao som de uma música que a Mariana adora: Love's Divine, de Seal.



Mariana, o Da Nossa Cozinha é teu! 

Olá, a  todos os visitantes e seguidores do blogue da querida Ana,

A convite dela, aqui estou eu a apresentar-vos uma receita que espero vos agrade. Com o calor, nada melhor que um gelado para refrescar os dias.



Gelados de Piña Colada

Em tempo de férias gosto ainda mais de mimar os filhotes e nada como um gelado para tardes quentes. Desta vez surgiram uns de piña colada super fresquinhos e saborosos e é tão bom vê-los felizes:

1 banana
1 lata grande de ananás (sumo e fruta)
1 lata de leite de côco
1 pedaçinho de gengibre ralado

Coloque tudo no copo do liquidificador ou na Bimby e se for este o caso é só programar 40 seg. velocidade 9. 
Deite em copinhos próprios para gelado e leve ao frigorífico até que solidifiquem. 

Dica: Se quiserem, podem em vez de fazer gelados, servir como bebida, acompanhando com pedras de gelo.




Deixo-vos um grande beijinho e um em especial à Ana pelo convite feito e pelo carinho. Parabéns pela iniciativa giríssima e dizer que foi um prazer fazer parte desta rubrica e trazer até vós um pouco de mim. Só espero não vos ter desiludido e nem a ela. 

Abraço com amizade,

Mariana Teixeira

Mariana, como eu adoro piña colada!... Como é que adivinhaste? Estou para aqui a lambuzar-me, completamente rendida aos teus gelados... E não é só aos gelados que eu estou rendida. Antes já o estava pelo Receitas para a Felicidade (blogue e Facebook), mas agora estou rendida a ti, à tua doçura, ao teu altruísmo - uma qualidade tão rara nestes tempos em que vivemos -, à tua força, à pessoa bonita que és. Não sou destas coisas, mas podes crer que vou querer o teu livro autografado e dar-te um forte abraço ao vivo e a cores. És linda! E a honra foi toda nossa em teres aceite partilhar connosco um pouco de ti.

Quanto a vocês, amigas e amigos do nosso coração, até amanhã, que estivemos a organizar-nos e há muito para partilhar convosco! Obrigada por estarem aí desse lado. <3

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

18 de julho de 2013

Hoje na Cozinha está... Receitas para a Felicidade

Preparem-se para a entrevista mais intimista e surpreendente - pelo menos até ao momento - do Hoje na Cozinha está... Estamos perante uma grande Mulher, que consegue ser tão lutadora quanto doce. Uma Mulher que se perde pelos doces conventuais com ovos moles. Uma Mulher de gargalhada fácil. É a Mariana do Receitas para a Felicidade, que recentemente viu publicado o seu primeiro livro Receitas da Felicidade para Robôs de Cozinha



PERFIL
Nome: Mariana Teixeira
Idade: 41 anos
Naturalidade: Portalegre
Blogue: www.receitasparaafelicidade.com
mas já tinha antes o velhinho Na Cozinha da Mariana
Prato que te sai sempre bem: Todos os que faço com especial amor, por isso, raramente me saio mal. (risos)
Tens sempre tempo para: Para a família, pois essa está sempre acima de tudo, seja em que situação for.

Mariana, por que criaste o Receitas para a Felicidade?

Os blogues surgiram numa altura difícil e em que estava a precisar de ocupar a minha cabeça com algo que me tirasse da mente aquilo porque estava a passar. Quando diagnosticaram ao meu marido o linfoma não foi nada fácil para mim, como deves calcular, levar o marido às sessões de quimio e radioterapia, tratar da casa e dos 4 filhotes (um ainda por cima acabado de nascer) e criar, mesmo com tudo o que se estava a passar, um ambiente estável, calmo e de harmonia. Tive de ser forte por mim, pelo marido e pelos filhos e o blogue foi o meu psiquiatra e os meus calmantes, pois enquanto estava a publicar e a visitar outros blogues estava com a mente mais livre com algo que por momentos me fazia esquecer os momentos difíceis e que de certo modo me ajudou também a encará-los de outra forma.



Mariana na apresentação do seu livro em Portalegre

Parabéns pelo teu primeiro livro, Receitas da Felicidade para Robôs de Cozinha! É a concretização de um sonho?

Sim, de facto é um sonho tornado realidade e agradeço o convite da editora Verso de Kapa, que ao conhecer bem o meu blogue achou que este merecia estar em jeito de livro e assim chegar a mais pessoas. Estou nas nuvens com este projecto e espero que seja um sucesso de vendas. (risos)




Quem comprar o livro está a contribuir para uma causa, sem o saber. Qual é? 

De facto, a vida já me pregou diversas partidas. Primeiro, o linfoma do marido diagnosticado quando o João nasceu (mas que está por agora controlado) e, recentemente, descobrimos que o Joãozinho, agora com 4 anos, tem autismo. Com a descoberta de tudo isto descubro também que as ajudas são poucas, muito poucas, e as consultas, sessões e medicação são também elas muito caras. Neste momento, estando eu desempregada e tendo nós 4 filhos e muita despesa, decidi que tudo o que ganhar com este livro será para o João. Claro que não vai chegar, mas será, com certeza, de uma grande ajuda.


Queques de pêssego


De onde é que surgiu a paixão pela cozinha?
Costumo dizer que pela necessidade, mas ver a minha mãe a cozinhar para nós todos os dias e fazê-lo com tanto amor foi para mim uma grande inspiração. Depois, a necessidade fez crescer a paixão e hoje, tal como a minha mãe o fazia, cozinho tudo com amor e sorrisos, resultando numa receita para a felicidade. pois com essa mesma receita juntamos a família e conversas animadas à volta da mesa. 


Cozinhas todos os dias? O que te dá mais prazer cozinhar?

Todos os dias, de manhã à noite, lá estou eu na cozinha e o meu maior prazer é descobrir receitas novas e inspirar-me nelas de modo a fazer uma recriação minha. Ver depois toda a família de roda do meu prato e a deliciar-se - Uiii! - deixa-me muito feliz.

Há proximidade entre ti e os teus seguidores (respondes a comentários, a e-mails...)? Porquê? 

Fiz o blogue para poder ter ali um arquivo das minhas receitas, mas o facto de as poder partilhar é o que me dá mais prazer. Ora, se não tivesse seguidores, que graça teria? Não seria, com certeza, a mesma coisa, por isso tento ao máximo responder a todas as questões e dúvidas  e, sobretudo e o mais importante, criar laços de amizade, pois só assim tudo faz mais sentido para mim.



 

O que te leva a partilhar uma receita?

Gosto de mostrar um pouco do que sou e do que faço e com um objectivo: o de inspirar e dar felicidade a quem as vê e executa.




Pevide vegetariana


O que dizem as tuas mãos?


Talvez digam que estou a precisar de férias e, com o tanto que as uso na cozinha e as meto em detergentes, talvez também reclamem um bom creme hidratante. (risos)



Amanhã há a receita da Mariana aqui no Da Nossa Cozinha!

Emocionaram-se como nós?! <3

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

10 de julho de 2013

Limonada de morangos

Por aqui vivem-se dias de descanso e felicidade. E nestas alturas gosto de rever as minhas prioridades e os meus objectivos, que muitas vezes andam de mãos dadas. Há pouco estive à conversa com uma amiga, que sendo de uma área diferente da minha vive os mesmos dias sufocantes de trabalho. Conclusão da história: nunca desistir dos nossos sonhos/ objectivos/ prioridades nem deixar de acreditar. Querida S., ainda vamos ter o nosso cantinho perto da praia e cujo dress code inclui calçar Havaianas. Boa? ;) A bebida que se segue e as caipirinhas podem fazer parte da lista!

Cá em casa adoramos morangos e descobrimos mais um modo bastante agradável de os utilizar: numa agradável limonada. Inspirámo-nos aqui.




Limonada de morangos

Ingredientes:

1 limão lavado e cortado em quartos
380 g de morangos lavados e sem os pés verdes
2 colheres de sopa de mel
1000 g de água

Preparação:

Colocar no copo da Bimby todos os ingredientes e primir a tecla Turbo durante 3 Seg, segurando sempre o copo de medida.

Introduzir o cesto no copo e coar a limonada de morangos para um jarro (com ou sem cubos de gelo, como preferirem).

Para quem gosta de doce, como eu, ponha mais mel. 






Sejam felizes!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

9 de julho de 2013

Salada grega

O calor reduz-me o apetite e esta salada, que é uma excelente entrada e  acompanhamento, é-me suficiente para uma refeição mais ligeira.





Salada grega

Ingredientes:

125 g de de queijo feta
10 tomates cherry
1/2 pepino
10 azeitonas
Sal q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Óregãos q.b.

Preparação:

Lavar e cortar em quartos os tomates cherry e reservar.

Cortar o queijo em quadrados. Reservar.

Lavar e descascar o pepino,  mas não totalmente, deixando algumas riscas de verde. Cortar às rodelas finas e colocar numa taça.

Adicionar ao pepino, os tomates cherry, o queijo, as azeitonas e temperar com sal, azeite vinagre e óregãos a gosto. Transferir tudo com cuidado para o recipiente que elegermos para ir à mesa.



Esta salada traz-nos muito boas recordações. Fiquem com este gostinho da Grécia. :)

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

7 de julho de 2013

Caipirinhas - tradicional e de morango

Calor...
Verão...
E o merecido descanso...
Depois da praia que bem que sabe...




Caipirinha

Ingredientes:

Para um copo:
3/8 de uma lima
1 colher e 1/2 de sopa de açúcar amarelo
Gelo q.b.
Cachaça q.b.

Preparação:

Triturar gelo numa máquina própria (as manuais são melhores, não picam o gelo em flocos pequenos demais) e reservar.

Colocar no copo a lima e o açúcar e com um pilão esmagar a lima e envolvê-la com o açúcar.



Encher bem o copo, primeiro, com gelo e, de seguida, com cachaça.




Colocar duas palhinhas e com elas envolver tudo. Está pronta a beber!


Caipirinha de morango

Ingredientes:

Para um copo:
Morangos q.b.
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Gelo q.b. triturado
Cachaça q.b.

Preparação:

Colocar num recipiente os morangos lavados, sem o pé, e cortados em quartos com o açúcar e com um pilão esmagar bem e envolver. Verter para o copo.

Encher bem o copo, primeiro, com gelo e, de seguida, com cachaça.

Colocar duas palhinhas e com elas envolver tudo.



À vossa, à nossa... O que interessa é brindar! Sirvam-se!

A Cozinheira


Da Nossa Cozinha

2 de julho de 2013

Bolo de natas e laranja



Este é daquele tipo de bolos que desaparece num instante cá em casa. E este fica bem grande e fofo, para mal dos nossos pecados! Encontrei-o no blogue As receitas lá de casa, que gosto muito, e é fácil de fazer. Experimentámos num fim-de-semana e andámos sempre de volta dele... Com o tempo hoje ligeiramente mais fresco faz apetecer uma fatia destas!


Bolo de natas e laranja

Ingredientes:

1 chávena e meia de açúcar
4 ovos
2 pacotes de nata = 400 ml
Raspa e sumo de 1 laranja
3 chávenas de farinha (com fermento)
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de côco

A medida que utilizei: 1 chávena = 240 ml

Preparação:

Untar uma forma grande com margarina e polvilhá-la com farinha e reservar.

Ligar o forno a 180.º para pré-aquecer. (A receita original não indica este procedimento; no final diz para levar a forno médio (190º C).)

Colocar o açúcar e os ovos numa taça e bater com a batedeira eléctrica até obter uma mistura homogénea.

Adicionar a raspa e o sumo de laranja.

Por fim, juntar as natas, o fermento, a farinha e o côco e bater até aparecerem bolhinhas na massa.

Verter para a forma e colocar no forno durante 40/50 minutos ou até estar cozido (fazer o teste do palito). 

Retirar do forno e deixar arrefecer para desenformar.

O bolo ficou assim, lindo! :)

Continuação de boa semana!

A Cozinheira
Da Nossa Cozinha