23 de abril de 2014

Bacalhau à posta com broa, batatinhas a murro e vegetais ao vapor

Nada como um belo prato de bacalhau, que sabe sempre bem. Existem mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau ... aqui fica mais uma.
Um Abraço



Bacalhau à posta com broa, batatinhas a murro e vegetais ao vapor

Ingredientes:

6 postas de bacalhau demolhado
1/2 broa de milho
Azeite q.b.
Dentes de alho descascados e às rodelas q.b.
Cerca de 35 batatinhas novas com casca
750 g de couves de bruxelas (congeladas)
6 cenouras descascadas e cortadas às rodelas
850 g de água + água para cozer o bacalhau e as batatas

Preparação:

Bacalhau:

Colocar as postas de bacalhau num tacho grande cobertas com água e pôr em lume alto. Depois de ferver contar 5 minutos e retirar a água.

Com uma escumadeira distribuir as postas por um tabuleiro, salpicar com alho e regar com bastante azeite. Levar ao forno, sensivelmente a meio, a 180º C durante 15 minutos.

Entretanto, preparar a broa de milho. Separar o miolo da côdea e triturar separadamente (na Bimby: miolo - 5 Seg / Vel 5; côdea -  5 Seg / Vel 7), mas depois misturar tudo numa taça e juntar azeite e envolver (à mão) até ficar meio pastoso. 

Passados os 15 minutos do forno, retirar o tabuleiro e retirar o alho que estiver em cima das postas e regá-las com o azeite com a ajuda de uma colher. De seguida, cobrir o topo das postas com broa e levar novamente ao forno até dourar.



Batatas a murro:

Lavar bem as batatas pequenas (com a pele), colocá-las num tacho cobertas com água e pôr em lume alto até cozer (mas não muito). Escorrer a água e verter as batatas para um tabuleiro pequeno e colocar no forno juntamente com o tabuleiro do bacalhau, mas na parte debaixo do forno, retirando tudo na mesma altura.



Vegetais ao vapor na Bimby:

Colocar 850 g de água no copo da Bimby, colocar a Varoma e na parte inferior as couves de bruxelas e na superior as cenouras. Programar 40 Min / Varoma / Vel 1. Dar mais 5 ou 10 minutos se necessário (no nosso caso foi).



Ao empratar, as batatas levam "o murro" e são regadas com o azeite do bacalhau.

O Cozinheiro

Da Nossa Cozinha
Facebook | Instagram

7 comentários:

  1. Ficou com um aspecto mesmo bom, é um ingrediente sempre bem versátil o bacalhau!

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau de qualquer maneira e este parece especialmente delicioso!!! Que bom aspeto !! Ia adorar comer um pratinho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. E como gosto de bacalhau! Acompanhado de legumes no vapor e batatas ao murro, é uma refeição muito saborosa e reconfortante. Gostei muito da sua sugestão. Obrigada pelo carinho de sempre. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro bacalhau e esta sugestão é uma perdição!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada por visitar-nos e pelo comentário. :)
Da Nossa Cozinha leve também um abraço!
A Cozinheira e O Cozinheiro