20 de outubro de 2014

Bem-vindos ao novo Da Nossa Cozinha # Waffles belgas

O nosso regresso é doce e com uma nova imagem. Aproveitámos o Verão para reorganizar o Da Nossa Cozinha e para ler muito. Conhecer melhor os superalimentos, experimentar retirar o leite da nossa (dos Cozinheiros adultos) alimentação durante um período, debruçarmos-nos sobre o glúten, isto só para vos dar alguns exemplos. Mas se se tornar relevante, depois voltamos a estes temas, que hoje é dia de festa por aqui.

Eu há muito que queria uma máquina de Waffles, mas também queria uma tostadeira. Tenho-me contido porque a nossa cozinha é pequena, até que há bem pouco tempo vi um 3 em 1 no Aldi e rendi-me! No mesmo fim-de semana experimentámos as tostas e os Waffles - a máquina é a mesma, basta mudar as placas. Adoro soluções práticas e inteligentes!

Estes Waffles que vos apresentamos são os melhores que comemos até hoje...


 


 
Waffles (Receita belga)

A receita é daqui.


Ingredientes:

2 chávenas* de farinha com fermento
3/4 de chávena de açúcar
3 colheres de chá  e 1/2 de fermento
2 ovos (as gemas separadas das claras)
1 chávena e 1/2 de leite
2/3 de chávena de manteiga derretida (receita original: 1 chávena)
1 colher de chá de extracto de baunilha

*1 chávena = 1 cup = 240 ml

Preparação:

Numa taça misturar a farinha, o açúcar e o fermento.

Noutra taça bater ligeiramente as gemas de ovos; juntar o leite, a manteiga e a baunilha e misturar bem. De seguida adicionar os ingredientes secos e mexer até estar homogéneo.

À parte bater as claras em castelo e adicionar à massa anterior, envolvendo.

E a massa está pronta! Agora liga-se a máquina e seguem-se as instruções. No nosso caso: ligamos a máquina,  colocamos a massa de modo a cobrir cada "forma" e baixamos a parte superior da máquina, mas sem a fechar, para que a massa cresça. Seis minutos depois, temos dois waffles prontos. Retiram-se com cuidado e volta-se a colocar mais massa, repetindo-se o processo.

 
Tempo de preparação: 30 minutos | Dificuldade: Fácil | Vegetariano: Não |  Para crianças: Sim | Ingrediente principal: Farinha |
N.º de porções: 9 | Prato: Doces e Sobremesas


Com esta massa fizemos 9 waffles. Comemos ao pequeno-almoço com fruta e Nutella e congelámos os que sobraram, para experimentar. E... funciona! Ficam igualmente bem e deliciosos. Basta descongelar e na hora de servir colocar 30 segundos no microondas. Muito, muito bom! 



Este waffle foi descongelado e 30 segundos ao micro-ondas.
Acompanhámos com doce de maçã, também caseiro.

Deliciem-se!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha
Facebook | Instagram