21 de janeiro de 2015

Leite-creme de Café e Cardamomo # 2 anos de Ponto de Rebuçado - Receitas

Começamos o ano de forma doce, com novos sabores e mais saudável. Pela primeira vez não tomei resoluções na passagem de ano - reiterei as dos últimos dois anos - e tratei de ser criativa para tomar pequenos passos no dia-a-dia.

É fácil criticarmos uma situação ou os outros, mas muitas vezes nem conseguimos mudar uma vírgula em nós próprios. As mudanças custam, mas fazem-nos evoluir e crescer. Digamos que estou a tratar das "vírgulas" em várias áreas, uma delas é na alimentação. Não sou fundamentalista - não vou mudar radicalmente a minha alimentação porque nem o conseguiria - mas vou diversificar e tentar fazer opções saudáveis o maior número de vezes possível. Calma, que a comida tradicional não vai desaparecer do Da Nossa Cozinha, vamos intercalando!

A receita que vos trazemos hoje é de um leite-creme diferente para festejarmos o segundo aniversário de um blog que acompanho desde início e que aprecio verdadeiramente. A Maria João é a simpática anfitriã e uma cozinheira de mão cheia, que prepara receitas para o dia-a-dia e todos os dias (gabo-lhe esta última parte, quem me dera!). Adoro o Ponto de Rebuçado – Receitas! Parabéns e que venham muitos mais e felizes!




Leite-creme de Café e Cardamomo

Ingredientes:

1 litro de leite
35 g de café (tirei um Roma, da Nespresso)
2 vagens abertas de cardamomo
1 pau de canela
150 g de açúcar amarelo
30 g de farinha Maizena
1 colher de sopa bem cheia de farinha custard
4 gemas de ovo


Preparação:

Colocar no copo o leite e o café e de seguida o cesto com as vagens de cardamomo. Programar 5 Min / 90º C / Vel 4. No final deixar em infusão durante 15 minutos.

Retirar o cesto com o cardamomo e pôr no copo os restantes ingredientes - o pau de canela, o açúcar amarelo, as farinhas e as gemas de ovo - e programar 10 Min / 90º C / Vel. 2,5.

No final verter para uma taça única grande ou para várias pequenas.

Surpreendam-se com o sabor!

Pssst, aqui entre nós: Há uma nova rubrica Da Nossa Cozinha no forno... Está quase a sair! 

A Cozinheira


Da Nossa Cozinha
Facebook | Instagram