29 de outubro de 2015

Frango exótico com salada colorida de abacate # Spoonful


Este foi o meu almoço de ontem: Frango exótico com salada colorida de abacate. Mas não fui eu que fiz! Descobri a Spoonful através do Facebook e o conceito - aliar alimentação saudável a conveniência – despertou-me a atenção. E quando vi que o menu, composto por dois pratos diários, conta também com os contributos de uma nutricionista, a Dra. Maria João Nogueira, levou-me a experimentar e a encomendar. 

Para já a Spoonful, que tem cerca de duas semanas de existência, entrega refeições saudáveis na zona de Lisboa e Oeiras. Em breve disponibilizarão mais pratos, sopas e sobremesas, segundo li em algumas notícias, mas para já os extras são sumos naturais e água aromatizada.

Fiz a minha encomenda (apenas o prato que escolhi) e o pagamento (5,90€, que já inclui a entrega) no dia anterior à tarde, mas as encomendas são possíveis até à meia-noite. A entrega realiza-se no dia seguinte, entre as 10h00 e as 13h00. A minha chegou pelas 10h30, impecável.




Foi a primeira vez que comi quinoa e adorei! Os alimentos? Fresquíssimos e confecionados no dia.

Pontos positivos:
- Projeto novo com alimentação saudável
- Dentro do saudável é bastante abrangente porque disponibiliza, entre outros, pratos paleo, sem glúten, vegetarianos, sem lactose e low carb (o que escolhi enquadra-se neste último).
- Para além da informação nutricional disponível em cada prato, se clicarmos em "mais info" surge a descrição, bem como a indicação dos alergénios
- Facilidade na encomenda
- Rapidez e eficiência do serviço
- A comida é deliciosa e fresquíssima!

Críticas construtivas:
- Disponibilizarem uma maior variedade de pratos (mas é perfeitamente compreensível a oferta do momento, já que estão a funcionar há menos de um mês)
- Incluírem opção de pagamento também por Multibanco (disponibilizam MB Net)

A ementa da próxima semana já está disponível! Vejam aquiA Beringela parmigiana (segunda-feira) e a Salada de frango Thai (terça-feira) estão qualquer coisa...

Nota 10!

Ana

Da Nossa Cozinha

26 de outubro de 2015

Bolo de chocolate # Lanche

Domingo é "dia de asneira", que é como quem diz, dia livre de dieta. E este foi também dia de receber um amiguinho do H., de muita brincadeira e também de um lanche que terminou com uma fatia deste bolo de chocolate.

É simples e uma derivação desta receita cá de casa, que se faz num ápice. Sim, é aquela que dispensa batedeira, basta uma colher-de-pau ou vara de arames e que coze em 30 minutos. Aprovada por miúdos e graúdos!




Bolo de chocolate

Ingredientes:

3 ovos
2 chávenas de açúcar 
3 chávenas de farinha com fermento 
1 colher de chá de fermento em pó
2/3 da chávena de chocolate em pó
1 chávena de leite
1/3 da chávena de óleo de girassol

1 chávena = 115 ml


Preparação:

Untar uma forma, polvilhá-la com farinha e reservar.
Ligar o forno a 200º C.
Numa taça juntar os ovos inteiros com o açúcar e mexer muito bem.
Adicionar a farinha e o fermento e voltar a mexer bem. Segue-se o chocolate em pó e toca a mexer novamente.
Por fim, acrescentar o leite e o óleo até a massa fazer "bolhinhas".

Verter para a forma e levar ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido.



Esta foi a guloseima do fim-de-semana, que já lá vai, mas foi tão bom.

Semana feliz!

Ana

Da Nossa Cozinha

23 de outubro de 2015

Papas de aveia de pêra e canela

Aqui está um dos meus pequenos-almoços de fim-de-semana preferidos, para desfrutar com calma. Utilizei a Bimby, mas na forma tradicional, num pequeno tacho em lume brando, também se faz.

Papas de aveia de pêra e canela

Ingredientes:

1 pêra
90 g de leite magro
60 g de água
30 g de aveia
1/2 colher de chá de canela

Preparação:

Colocar a pêra descascada e cortada em pedaços pequenos juntamente com os restantes ingredientes no copo da Bimby e programar 8 min / 90º C/ Colher inversa / Vel 2,5. 
Servir de imediato.



E o fim-de-semana está quase aí! 

Ana

Da Nossa Cozinha

22 de outubro de 2015

A 1.ª refeição e um eBook # Porquê tomar o pequeno-almoço?

Pequeno-almoço:

A primeira refeição da manhã. = DEJEJUM, DESJEJUM
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa online

«Durante a noite, ficamos várias horas sem comer, por isso, a primeira refeição do dia é fundamental para fornecer ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia.»

Quem o diz é a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, que recentemente divulgou O pequeno-almoço: um hábito saudável - alguns minutos, grandes benefícios. Este eBook, que contou com o apoio da Nestlé, foi divulgado no Dia Mundial da Alimentação 2015, celebrado a 16 de Outubro.





Inclui 50 sugestões diferentes de pequenos-almoços saudáveis. Já fiz uma ementa para os dias de semana com os meus preferidos: n.º 2, n.º 6, n.º 14, n.º 25 e n.º 50.





Podem fazer o download gratuito do eBook aqui. 

Amanhã partilho um dos meus pequenos-almoços preferidos ao fim-de-semana. De manhã é que começa o dia! E agora já não há desculpas para comer sempre a mesma coisa, pois não? ;)

Ana

Da Nossa Cozinha

15 de outubro de 2015

Mudei a alimentação. E agora?

Ah, então é por isso que desapareceste?, perguntam vocês. Sim, e também porque atravessamos por um deserto, tecnologicamente falando, que culminou com a mudança de operador. Adeus, Internet do século XX! 

Em breve começo a partilhar o que mudei e porque mudei. E o Da Nossa Cozinha vai continuar a mostrar-vos o que por aqui se passa em termos culinários, mas irá além disso. Sem pretensiosismos. Que a vida é feita de escolhas e ninguém nasce ensinado. O caminho faz-se caminhando... Estamos neste mood.



As minhas primeiras conclusões depois de experimentar uma alimentação mais saudável:

- Sem açúcar sinto-me com mais energia e com menos quebras de concentração!?

- Estou a comer mais legumes e vegetais numa semana do que fazia num mês.

- Não me custou mudar (e manter) os hábitos alimentares (sou gulosa, se bem se lembram).

Como já passaram 6 meses, permito-me tirar algumas ilações. Não sou perfeita, faço escolhas. E é esse o meu principal segredo para manter-me no trilho correto - intercalar o saudável, com a foodie que há em mim. ;)

Ana

Da Nossa Cozinha