8 de agosto de 2016

Comida caseira com sabor a infância # Carne guisada com massa tricolor

Este fim de semana tive de preparar um jantar rápido e apeteceu-me os sabores da minha mãe. Lembrei-me da sua carne guisada com massa feita num ápice na panela de pressão. E eu, que não como este prato há anos, já que a "fase da carne de vaca" passou-me há muito, deliciei-me, a verdade é essa, com a carne a desfazer-se na boca...

Fica aqui a receita para quem quiser dar uso à panela de pressão (de outro modo é perfeitamente viável, demora é mais tempo) e provar os meus sabores de infância. Digamos que é comida vintage... ;)





Carne guisada com massa tricolor

Ingredientes:

450 g de carne de vaca cortada em pedaços descongelada
1 cebola 
2 dentes de alho
1 tomate grande maduro
Vinho branco q.b.
Água q.b.
Azeite q.b.
Salsa q.b.
Sal q.b.
Massa à vossa escolha q.b.

[Peço desculpa por não indicar as quantidades, mas foi a olho, como se costuma dizer]

Preparação:

Colocar em lume médio-alto na panela de pressão destapada a cebola e os alhos, tudo bem picado, com azeite até alourar. Ir mexendo de vez em quando. Depois adicionar o tomate, sem pele, em cubos e deixar refogar mais um pouco. Adicionar um pouco de azeite, se for necessário.

Depois juntar a carne, um molho pequeno de sala enrolado, vinho branco e água (deve estar tudo coberto e ter pelo menos 3 dedos de líquido) e temperar com sal. Depois tapar a panela de pressão e contabilizar 10 minutos a partir do momento que se ouve o assobiar característico. Ao fim deste tempo, retirar do lume e, com a panela fechada, deixar sair o ar, com cuidado. Atenção: Só abrir a panela depois de todo o ar sair.

Mexer e juntar a massa, eventualmente mais água (no meu caso não foi necessário) e retificar o tempero. Fechar novamente a panela de pressão, colocá-la novamente em lume médio-alto e contabilizar 6 minutos após o som. Repetir os cuidados anteriores: Ao fim deste tempo, retirar do lume e, com a panela fechada, deixar sair o ar, com cuidado. Atenção: Só abrir a panela depois de todo o ar sair.

E já está, pronto a ir para o prato e a ser servido!


Da Nossa Cozinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Obrigada por visitar-nos e pelo comentário. :)
Da Nossa Cozinha leve também um abraço!
A Cozinheira e O Cozinheiro