Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

06 dezembro 2016

Pão de maçã e canela

Gosto de pão, assumidamente. Por norma só como de manhã e as exceções são boas almoçaradas, petiscadas ou jantaradas ao fim de semana. Gosto de variar e provar diferentes tipos de pão, mas a verdade é que não tenho feito em casa. Até que me bateu a saudade e experimentei uma farinha para Máquina de Fazer Pão (MFP) da Nacional, que não conhecia, e decidi transformar o resultado final. 

Parêntesis cá dos meus: Cada vez que me lembro da Nacional vem-me logo à memória a música O que é Nacional é bom. A verdade é que a marca existe há 160 anos! Para fechar o parêntesis digo-vos que estas farinhas não têm OGM (Organismos Geneticamente Modificados, ou seja, Transgénicos). E isto é uma excelente notícia para quem se preocupa com o que come.

Deixo-vos com um Pão de maçã e canela que pode ser feito na MFP ou então no forno, como eu fiz. Amassei na Bimby, mas também pode ser amassado à mão. Não há cá desculpas! O que interessa é comer uma fatia acabada de fazer, que fica maravilhosa também com um doce a acompanhar.




Pão de maçã e canela

Ingredientes: 
275 ml de água
500 g de farinha Nacional preparada para Pão de Sementes
200 g de maçã reineta já descascada e cortada em cubos
2 colheres de sopa de açúcar amarelo 
3 colheres de sopa de água
1 colher de chá de canela 
1 recipiente que possa ir ao forno com água q.b.




 

Preparação:
Levar a lume brando um tacho pequeno com a maçã, o açúcar e as 3 colheres de sopa de água até cozinhar um pouco a fruta. Desligar e reservar.
Pré-aquecer o forno a 180º C e colocar um recipiente com água.
Colocar os 275 ml de água no copo da Bimby e programar 3 min / 37º C / vel. 2.
Juntar a farinha e programar 4 min / vel. Espiga.
Adicionar a maçã e a canela e programar 30 seg / vel. Espiga.
Verter para uma forma antiaderente forrada com papel vegetal  e levar ao forno cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo, retirar e deixar arrefecer um pouco para desenformar. Pronto a ir para a mesa ainda quente, que é uma das mais-valias de fazer pão em casa!














Continuação de boa semana!
Ana
Da Nossa Cozinha


  

2 comentários:

  1. Estou a imaginar uma fatia desse pão quentinho, ai, ai, que maravilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma gulodice, minha querida, é o que é!
      Beijinho grande,
      Ana

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)