Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

12 dezembro 2016

Perna de peru no forno # Receita alternativa para o Natal

Este fim de semana foi preenchido, como têm sido todos os fins de semana desde o início de novembro. Mas este teve um outro ritmo, que deu inclusive para fazer algumas experiências para o Natal. Entre uma receita nova de filhoses e esta, só partilharei convosco esta, que fez as delícias de uns amigos nossos. Digamos que continuarei a fazer a receita habitual das filhoses, que faço em parte com a ajuda da Bimby e que parecem as da minha mãe (aliás, aprovadíssimas pela própria!).

Experimentei fazer esta perna de peru, que será a alternativa ao tradicional peru na nossa mesa no Dia de Natal  Não sou apreciadora de peru recheado, por isso, vamos lá tentar contornar a questão. É só vantagens: é fácil, não é dispendiosa, não dá praticamente trabalho nenhum e é só pôr no forno a tempo da hora de almoço.




Perna de peru no forno
Receita adaptada do Lidl


Ingredientes (para 6 pax):

Perna de peru com 2,5 kg
4 dentes de alho descascados
2 folhas de louro
Sal q.b. 
1 colher de chá de pimentão doce
6 colheres de sopa de azeite
3 cebolas médias
2 cenouras grandes
1 copo de vinho de mesa branco
Batatas q.b.





Preparação:

Na véspera, à noite:

Colocar a perna de peru num tabuleiro para ir ao forno. Juntar o alho esmagado e o louro e temperar a carne com sal. À parte, numa tigela misturar o pimentão doce com o azeite até ficar homogéneo. Com a ajuda de um pincel (eu utilizei as mãos mesmo) espalhar a mistura anterior pela carne, nos dois lados e entre os golpes, de modo uniforme. Por fim, verter sobre a carne o vinho branco e deixar de um dia para o outro. Ou seja, temperei à noite e coloquei guardado dentro do forno desligado até ao dia seguinte.




No próprio dia:

Juntar ao preparado anterior as cebolas cortadas em quartos e as cenouras às rodelas. Colocar no forno a 190º C durante 2h30. Ao longo deste tempo, algumas vezes ir regando tudo com o molho do tabuleiro e se necessário acrescentar um copo de água.

Ao fim de 1h00 virar a perna durante 30 minutos.

Meia hora depois (1h30 já no forno) virar novamente a perna e ter as batatas descascadas e cortadas em cubo. Levá-las a uma cozer ao lume durante uns minutos. (Trata-se de uma pré-cozedura, no fundo, porque depois vão acabar acabar de cozinhar no tabuleiro com o molho e juntamente com a carne.) Escorrer bem as batatas e colocá-las no tabuleiro, regando-as com o molho. 

Se o vosso forno for forte, podem reduzir a temperatura, entretanto, para os 170º C. Foi o que fiz ao fim de 2 horas.



Está pronto a ir para a mesa. Podem acompanhar com arroz branco e salada.

E já só faltam 13 dias para o Natal...
Boa semana!
Ana

Da Nossa Cozinha


  

4 comentários:

  1. Faço algumas vezes ao domingo que é sempre dia de assados e gosto bastante, uma ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os almoços de domingo são especiais, não são? 😊
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Mas que apetitoso! Gostei imenso, uma boa alternativa!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)