31 de outubro de 2016

Dia das Bruxas e um gelado original




Para mim é um de cada, se faz favor! Hoje é dia de trabalho, mas o que eu queria mesmo era estar no Porto e poder ir à Amorino, famosa pelos gelados artesanais italianos, que se encontra na Rua de Santa Catarina, no número 222. Atenção, que estes, dedicados ao Halloween, só estão disponíveis até ao dia 15 de novembro.

Buh! (Era para se assustarem!... Alguém come um por mim no Porto?!)



Da Nossa Cozinha

28 de outubro de 2016

Jantar da Iglo e o surpreendente Chef Tiago Bonito

Lembram-se deste desafio? A Iglo e o Chef Tiago Bonito organizaram um jantar no restaurante Lisboeta, na Pousada de Lisboa, para anunciar as três melhores receitas com Bacalhau Fresco. Os nossos Parabéns aos blogs Comida com Paixão, Dona Biscoito e Malagueta Man! Houve ainda três menções honrosas para as receitas dos blogs Receitas para a Felicidade, Petiscana e Chez Marta.

O Lisboeta só por si é de cortar a respiração, lindíssimo. Mas o Chef Tiago Bonito superou todas e quaisquer expectativas com um jantar simplesmente magnífico, que não deixou ninguém indiferente. Vamos, com certeza, regressar!







A entrada consistiu em Ervilha em seu caldo, ovo a baixa temperatura, presunto e cogumelo shimeji, (com ervilhas Iglo).



Seguiu-se o prato principal, com Bacalhau Fresco da Iglo, Nem de longe nem de perto... o meu (leia-se: do Chef Tiago Bonito) bacalhau à Brás. 



Last but not least, a sobremesa: Pastel de nata de comer à colher...





Um agradecimento especial à Iglo Portugal, pelo amável convite e pela agradável companhia neste jantar. Um beijinho especial às simpáticas autoras dos blogs Tertúlia da Susy, 7gramas de Ternura, As coisas da Mãe Sofia e Petiscana, que também estiveram na nossa mesa. Foi muito bom tanto rever como conhecer novas bloggers neste evento tão especial.




Da Nossa Cozinha




25 de outubro de 2016

Dicas para remodelar e organizar a cozinha

Estou naquela altura do ano em que só me apetece comprar coisas para a casa e fazer pequenas mudanças, com alguns apontamentos de decoração. E que tal começarmos pela cozinha? Hoje a Zaask dá-nos algumas sugestões.





Outubro é o mês ideal para fazer algumas mudanças em casa e por que não começar pela cozinha? Podemos organizá-la melhor, de modo a torná-la mais prática, dando-lhe também um novo toque de cor e de modernidade. É um espaço da casa onde habitualmente se passa uma boa parte do tempo, por isso, quanto mais bonita e agradável ela estiver, melhor. 



Podemos ir buscar inspiração e algumas dicas à internet e a algumas revistas. O Pinterest é uma ótima fonte – como podem ver pelas fotos retiradas de lá – e eis algumas das ideias mais interessantes:

Adaptar os armários ao espaço da divisão, de forma a torná-lo ainda mais prático. Os armários, para além de espaçosos, devem ser também multifunções, ou seja, poderem servir para arrumação, mas servirem igualmente de suporte para alguns eletrodomésticos;

Optar por pequenos armários verticais que se possam encaixar entre os equipamentos. Ocupam pouco espaço e facilitam a tarefa dos arrumos;

Colocar prateleiras mais altas nas paredes, sobretudo nas que estão mais despidas, aproveitando para lhes pendurar vários suportes de arrumação; 

Reciclar o que supostamente já não tem utilidade e vai para o lixo. Na maioria das vezes, a imaginação pode resultar em grandes obras de arte muito úteis dentro de uma cozinha. Por exemplo, uma hipótese que ajuda a tornar esta divisão mais prática é pegar em frascos, latas, cestos, vasos, etc., e, devidamente decorados, atribuir-lhes funções de arrumação.  



Relativamente às dicas de decoração propriamente ditas, eis algumas que podem fazer toda a diferença: vasos de flores, estrategicamente colocados na cozinha (de maneira a não levarem com os vapores e com pingos de gordura que resultam da elaboração das refeições), quadros de giz para as paredes (para listas de compras, listas de tarefas, horários e afins) e ainda a personalização dos azulejos, com padrões muito mais criativos e totalmente escolhidos por nós. 


Remodelar e organizar uma cozinha à séria não é propriamente fácil. As opções são mais do que muitas e, perante um determinado orçamento, a decisão final deve ser tomada de forma bem pensada e ponderada. Ao fim e ao cabo, queremos que o espaço fique muito mais agradável, mas sempre ao gosto dos de lá de casa!


Este artigo foi escrito por Ana Nabais, produtora de conteúdos digitais da empresa Zaask. Zaask é uma startup portuguesa que facilita, através de uma plataforma online, a contratação de serviços locais. 



Da Nossa Cozinha

7 de outubro de 2016

Conhecem os «Heróis da Fruta»? # Lanches saudáveis


O nosso pequeno crescido já está no 1.º ano. E isto implica algumas mudanças e novas rotinas, como a preparação de lanches. No nosso caso só temos de pensar no “lanche da manhã”, que é facultativo, mas que fazemos questão de enviar porque que se acorda cedo cá em casa, já que o “lanche da tarde” é assegurado pela escola.

Isto fez-me pensar nas várias alternativas possíveis. Primeiro pus-me a observar a oferta do mercado e digamos que não é a mais saudável. Bom, estou a ser politicamente correta. A verdade é que, regra geral, não presta (e vou ficar-me por aqui porque estava a apetecer-me exemplificar...). E sou uma mãe que não é extremista em termos de alimentação e cujo filho come mais guloseimas graças aos avós do que os pais desejariam. 

Para o “lanche da manhã” institui uma regra: 3 vezes por semana, pelo menos, esse lanche é fruta. Hoje levou uma banana. 


Entretanto, depois desta minha resolução de início de ano letivo, deparo-me com uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que vai na 6.ª edição, intitulada «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável».

Trata-se de um programa gratuito de educação para a saúde, concebido para motivar crianças a adotar e manter hábitos saudáveis, através de um modelo pedagógico inovador desenhado para jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo. As inscrições estão abertas até dia 14 de outubro e todos os estabelecimentos de ensino interessados, públicos e privados, ainda se podem juntar através do site www.heroisdafruta.com ou do telefone 210961868.

Mais de 400 estabelecimentos de ensino já estão inscritos e espero que a escola do meu filho também integre este projeto pedagógico (pelo menos fiz chegar-lhes a informação, agora resta-me aguardar para ver se a sugestão foi aceite). Por isso, se também consideram os «Heróis da Fruta» uma boa iniciativa façam o mesmo e divulguem-na também junto de pais, educadores de infância e professores de 1.º ciclo.

Sabiam que 7 em cada 10 crianças portuguesas consomem uma quantidade insuficiente de fruta, ficando abaixo das três porções diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, de acordo com o último estudo da APCOI, realizado com 18 mil crianças entre os 2 e os 12 anos?

Aqui por casa habitualmente come-se uma peça de fruta no final das refeições principais. Como é aí por casa?



Da Nossa Cozinha