Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

21 julho 2017

Festival do Caldo de Peixe # Todos para os Açores, já!

Ando com os Açores debaixo de olho. Andamos a sorrir mutuamente, num jogo que eu sei como vai acabar... No meio deste namoro deparo-me com uma iniciativa, que é de louvar, em Rabo de Peixe. Não sei se sabem, mas Rabo de Peixe é uma vila pertencente ao concelho de Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, e está entre os sítios mais pobres da Europa. A primeira vez que ouvi falar nesta localidade foi precisamente por este motivo, há muitos anos, por ter sido alvo de um estudo sociológico.


E recentemente descobri que se realiza lá o Festival do Caldo de Peixe pelo quinto ano. A mais recente edição decorre entre 21 e 23 de julho no Porto de Pescas da vila e aqui é possível experimentar várias versões de caldos de peixe – uma especialidade regional que traduz, em sabor, a alma de uma comunidade que vive da atividade piscatória – e ainda participar em várias iniciativas paralelas.



Todos os motivos são bons para ir, mas o principal é que o lucro das vendas dos caldos de peixe reverte inteiramente para o apoio do serviço educativo das crianças de Rabo de Peixe. Quem puder e estiver pelos Açores faça-me um favor e vá beber um Caldo de Peixe (quem for amiguinho até bebe um por mim!), que o objetivo é ultrapassar os 5 mil caldos (estou a ir um pouco mais além da própria organização).


(Não consigo ler o nome do músico Lou Bega e não começar a cantar o seu Mambo No. 5!)

E que saiam muitos, muitos, muitos Caldos de Peixe em Rabo de Peixe!
Ana


Da Nossa Cozinha


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)