20 de março de 2017

3.º Festival Internacional do Ouriço do Mar # Ericeira

Existem semanas que começam e em que já estamos com os olhos postos no fim de semana e a verdade, verdadinha é que até já estou um pouco mais à frente. No dia 31 de março começa o 3.º Festival Internacional do Ouriço do Mar, na Ericeira, e se, por um motivo ou por outro, não consegui ir às edições anteriores, esta, meus caros, não me escapa!

São dez dias para saborear o ouriço do mar preparado pelos restaurantes locais, descobrir as diversas utilizações culinárias pela mão de grandes Chefs mundiais e conhecer o contexto ambiental e cultural desta espécie que outrora deu nome à minha (ao fim de uma década a morar cá já é minha também, OK?) vila piscatória. A Ericeira já foi Ouriceira, devido à forte tradição na apanha do ouriço do mar, e continua a ser uma das zonas costeiras de Portugal onde as condições são mais favoráveis ao desenvolvimento do ouriço do mar.  

Confesso que o meu foco está sobretudo na vertente gastronómica desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mafra. São 24 restaurantes aderentes que vão incluir nas ementas um destaque especial ao ouriço do mar, reinventando receitas ou promovendo o consumo na forma mais simples, ou seja, ao natural. Estou também curiosa relativamente aos showcookings com vários Chefs de renome - marquem na agenda: Mercado Municipal da Ericeira, dias 1 e 8 de abril.

António Alexandre, Chef do projeto Endògenos que promove e valoriza o ouriço do mar da Ericeira desde 2013, e o Chef Justin Jennings (Austrália) e o Chef Roberto Sihuay (Peru) são algumas presenças já confirmadas neste Festival.



Aqui ficam os contactos dos restaurantes aderentes para que possam reservar:



Boa semana!

Da Nossa Cozinha

14 de março de 2017

Linguine al carbonara

A semana acabou de começar e planear as refeições ajuda-nos a poupar tempo para além de permitir-nos comer melhor. Depois de um dia de trabalho a pergunta que mais custa a responder, normalmente, é "O que vamos jantar?". Para evitar isso, no domingo costumamos preparar algumas das nossas refeições da semana. Se nunca o fizeram, experimentem e não vão querer outra coisa, acreditem. No nosso caso deixamos sempre um ou outro dia em aberto para serem preenchidos com refeições leves, já que por cá (infelizmente) janta-se tarde, ou por algo rápido de preparar, mais comfort food, como este Linguine al carbonara.
 
Para ser ainda mais rápido a preparar, cozi o linguine pelo método tradicional e fiz o molho na Bimby, de modo a estar tudo pronto em simultâneo. Desta vez introduzi um novo sabor ao incluir na receita o novo fiambre da Primor, inserido na gama Balance: Peito de Peru com Ervas.

 


Linguine al carbonara 
Inspiração: aqui
 
Ingredientes:
250 g de linguine
Água q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.


Para o molho:
2 dentes de alho
40 g de manteiga
150 g de bacon
100 g de fiambre Primor Peito de Peru com Ervas
100 g de natas
1 gema de ovo
Azeite q.b.


Preparação:
 
Colocar um tacho com água sal em lume médio-alto e assim que levante fervura adicionar o linguine e um fio de azeite. Assim que comece a ferver novamente contabilizar 7 minutos e ao fim desse tempo desligar o lume.
 
Colocar no copo da Bimby o alho e picar 3 seg/vel 8. Com a ajuda da espátula baixar o que ficou na parede do copo.
 
Juntar a manteiga, o bacon e as fatias de fiambre inteiras e refogar 5 min/Varoma/vel 1. Parar a meio para soltar algum fiambre que fique preso na pá, porque queremos que o fiambre seja cortado enquanto refoga (se o partirmos antes ficará pequeno demais e não é esse o objetivo; queremos comer o linguine e sentir pequenos pedaços de fiambre).
 
Entretanto, numa tigela colocar as natas e uma gema e mexer bem com um garfo.
 
Quando o refogado estiver pronto programar 2 min/90º C/vel 2 e adicionar em fio, pelo bocal da tampa, a mistura anterior.
 
Colocar o linguine numa taça e envolvê-lo com o molho. Servir de imediato e finalizar com queijo parmesão ralado a gosto.

 




Gostei bastante deste novo produto, com um sabor mais forte do que habitual, o que o permite várias utilizações. Na semana passada fiz um Calzone com ele e ficou ma-ra-vi-lho-so! Sigam o Facebook da Primor e estejam atentos aos Passatempos.

 


Boa semana!

Da Nossa Cozinha